O físico Göttingen Viola Priesemann recebe preço de prestígio!
O físico Göttingen Viola Priesemann recebe preço de prestígio!
Em 4 de junho de 2025, o Prof. Dr. Viola Priesemann, da Universidade de Göttingen, concedeu ao renomado Prêmio Madame de Staël. O prêmio cerimonial ocorreu na Assembléia Geral Anual da Associação Europeia de Academias de Ciências (ALLEA). O prêmio foi anunciado em dezembro de 2024."Prof. Priesemann fez contribuições decisivas que refletem os valores do Prêmio Madame de Staël", enfatizou Pawł Rowiński, presidente da Allea. Seu compromisso promove a ciência como um ativo global, facilita a cooperação científica e fortalece a influência da ciência na sociedade. Priesemann é professor de física e líder de grupo no Instituto Max Planck de Dinâmica e Auto-organização em Göttingen.
Um pioneiro na ciência
A pesquisa da Viola Priesemann se concentra em redes neuronais vivas e artificiais, especialmente nos tópicos de auto -organização, aprendizado e codificação eficiente. Seu trabalho tem um impacto significativo na compreensão das redes sociais e na disseminação da informação. De particularmente, é seu compromisso na academia jovem, onde ela contribui ativamente para a comunicação científica e participou da publicação de um guia de comunicação científica no outono de 2024.
O Prêmio Madame de Staël é concedido anualmente a personalidades que fazem contribuições pendentes para os valores comuns da Europa e da integração européia. Pretende -se promover o entendimento da Europa como intelectual e aberta e enfatizar a relevância de realizações científicas excepcionais para o projeto europeu. Esse preço significa um compromisso profundamente enraizado com a tolerância, o respeito mútuo e a compaixão, especialmente em tempos em que a diversidade cultural da Europa enfrenta.
Um novo passo para a ciência européia
Viola Priesemann não apenas foi reconhecido por seus desafios científicos durante a pandemia, mas também por sua capacidade de promover a cooperação pan-européia em ciências, política e saúde pública. De acordo com uma comissão de seleção, seu papel de coordenadora de uma equipe de pesquisa que desenvolveu estratégias para reduzir a pandemia é particularmente enfatizada. Ela iniciou várias publicações, incluindo um "plano de ação para defesa pan-européia contra novas variantes SARS-CoV-2".
Com o Prêmio Madame de Staël, lançado em 2014, Viola Prieemann agora é homenageado como o primeiro vencedor do prêmio. Os ex -vencedores do prêmio incluem personalidades de destaque, como o Prof. Fabiola Gianotti e Koen Lenaerts. A própria Allea agora representa mais de 50 academias de toda a Europa e está comprometida com a ciência como um ativo global completo, promovendo a cooperação científica internacional.
Details | |
---|---|
Ort | Göttingen, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)