Férias de distância? Os especialistas alertam sobre os riscos para a economia da Alemanha!

Férias de distância? Os especialistas alertam sobre os riscos para a economia da Alemanha!

Deutschland - A economia alemã diminuiu nos últimos dois anos e as previsões indicam uma estagnação da produção econômica para o ano atual. Esses desenvolvimentos alarmantes levaram associações de empregadores e institutos de negócios a pensar em excluir um feriado. O chanceler Friedrich Merz (CDU) fala pela necessidade de mais trabalho. Entre outras coisas, esse tópico foi discutido no podcast "At the Point", que será lançado de segunda a sexta -feira às 17h.

O diretor do Instituto de Economia Alemã (IW Colônia), Michael Hüther, também exige uma redução nos feriados públicos na Alemanha. Ele argumenta que a abolição de um feriado pode aumentar a produção econômica em pouco tempo e efetivamente. De acordo com os cálculos da IW, um dia útil adicional pode aumentar o produto interno bruto (PIB) em até 8,6 bilhões de euros. Hüther refere -se à abolição da penitência e do dia da cama em 1995 como um exemplo positivo dessa medida.

opiniões contraditórias

Em contraste com Hüther, Marcel Fratzscher, professor de macroeconomia e presidente do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW Berlim), não vê a solução para a escassez de trabalho na exclusão de férias. Fratzscher enfatiza que a escassez de mão -de -obra não pode ser remediada pela abolição de férias públicas ou por privilégios tributários por horas extras. Em vez disso, ele pede os obstáculos para o emprego de mulheres, refugiados e outras pessoas do exterior.

A discussão sobre os efeitos de excluir um feriado na economia alemã permanece controversa. Os cálculos da IW mostram que um dia útil adicional pode compensar 0,2 % do PIB. Existem diferentes abordagens de cálculo: uma produção econômica de cerca de cinco bilhões de euros geraria um desempenho econômico durante um dia útil adicional, enquanto os cenários do Conselho de Especialistas suspeitam um aumento no potencial de até 8,6 bilhões de euros.

Desafios demográficos

Além da dimensão econômica, a situação demográfica também desempenha um papel crucial. O especialista da IW, Christoph Schröder, ressalta que mais e mais pessoas estão se aposentando enquanto menos funcionários estão subindo. Monika Schnitzer, chefe de economia, apóia a abolição de um feriado para financiar as cargas de crise e refere -se à Dinamarca como um exemplo positivo. Clemens Fuest, presidente do Instituto IFO, também fala pela exclusão de um feriado para neutralizar a escassez de trabalhadores.

Por outro lado, a posição da Confederação Sindical Alemã (DGB) é clara: isso rejeita a proposta e argumenta que as férias públicas são importantes para a recreação e, finalmente, também para a produtividade dos funcionários.

Details
OrtDeutschland
Quellen

Kommentare (0)