Ainda há 72 mil alemães sem seguro de saúde – e agora?
Em 29 de outubro de 2025, um novo estudo mostra que 72.000 pessoas na Alemanha não tinham seguro de saúde em 2023.

Ainda há 72 mil alemães sem seguro de saúde – e agora?
Na Alemanha, cerca de 72 mil pessoas viverão sem qualquer seguro de saúde em 2023 – um valor que representa menos de 0,1 por cento da população total. Tem esses números assustadores Funk alemã publicado. O que é particularmente surpreendente é que cerca de 75 por cento das pessoas não seguradas são inactivas, incluindo muitos reformados e estudantes com 26 anos ou mais. Este desenvolvimento levanta questões, especialmente porque a Alemanha tem um requisito legal de seguro de saúde para todos os residentes.
Assim Escritório Federal de Estatística Ainda informado, das 72 mil pessoas sem seguro de saúde, 61 por cento são homens, o que corresponde a cerca de 44 mil homens. Além disso, outras 198 mil pessoas que também não têm seguro de saúde têm direito a cuidados médicos – incluindo requerentes de asilo, beneficiários de assistência social e aqueles que prestam serviço militar voluntário. Esta informação provém do microcenso, um inquérito anual que esclarece as condições de vida de cerca de um por cento da população.
Visão geral do status do seguro
Todo o panorama dos seguros na Alemanha é diversificado: cerca de 9 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 11% da população, têm seguro de saúde privado. Também aqui há quase 2,4 milhões de familiares com seguro familiar. Em contraste, 73,3 milhões de cidadãos – cerca de 89 por cento – estão legalmente segurados, com 16,8 milhões de pessoas contando como parentes segurados pela família. Dos segurados legalmente, um total de 5,1 milhões de pessoas têm estatuto de seguro voluntário, muitas vezes trabalhadores por conta própria ou empregados com elevados rendimentos.
Mas o que essas 72 mil pessoas sem seguro precisam? Pois bem, fazem parte de uma discussão mais ampla sobre a acessibilidade dos serviços de saúde no país. Os números ilustram a necessidade de levar a sério o seguro de saúde obrigatório e atender às necessidades de todos no país. Aqueles que não têm rendimentos ou não têm seguro de saúde por outras razões têm uma situação particularmente difícil.
Visão do mundo da mídia
A análise da população e da sua situação de seguro mostra que a sociedade enfrenta desafios que devem ser enfrentados. Seja o seguro de saúde obrigatório ou o acesso aos meios digitais – questões que nos afetam a todos e às quais não podemos escapar.