A inflação na Alemanha sobe surpreendentemente: os preços continuam elevados em Outubro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os preços no consumidor na Alemanha aumentaram 2,3% em Outubro de 2025. Os preços da energia estão a cair enquanto os serviços estão a tornar-se mais caros.

Verbraucherpreise in Deutschland stiegen im Oktober 2025 um 2,3%. Energiepreise sinken, während Dienstleistungen teurer werden.
Os preços no consumidor na Alemanha aumentaram 2,3% em Outubro de 2025. Os preços da energia estão a cair enquanto os serviços estão a tornar-se mais caros.

A inflação na Alemanha sobe surpreendentemente: os preços continuam elevados em Outubro!

Com uma forte subida dos preços no consumidor, a Alemanha enfrentará novos desafios económicos em Outubro de 2025. A inflação atingiu 2,3 ​​por cento em comparação com o ano anterior, conforme informa o Tagesschau. Anteriormente, os especialistas esperavam um valor mais baixo, de 2,2 por cento. O resultado mais recente segue-se a uma alta anual de 2,4% em setembro.

O que é surpreendente para muitos é a queda nos preços da energia, que caíram 0,9% em Outubro, depois de terem caído 0,7% em Setembro. Em contrapartida, os consumidores tiveram de recorrer mais aos seus bolsos em busca de serviços; Aqui os preços subiram 3,5 por cento, um ligeiro aumento em comparação com 3,4 por cento no mês anterior. Houve também um aumento nos preços dos alimentos, mas não tão fortemente como em Setembro: aqui os preços subiram 1,3 por cento, após 2,1 por cento no mês anterior.

Entretanto, o Banco Central Europeu (BCE) permanece calmo e mantém as taxas de juro inalteradas em 2,0 por cento. A taxa de inflação subjacente, que exclui os preços da energia e dos alimentos, permanece estável em 2,8 por cento. O BCE pretende uma taxa de inflação de 2 por cento no longo prazo, mas alerta para possíveis aumentos através de uma política financeira expansionista se a situação económica recuperar.

Manchetes além da economia

No entanto, a própria série também recebeu críticas positivas por seu retrato inclusivo e positivo em termos de sexo. Abrange, entre outras coisas, relações interculturais e LGBTQ+, bem como temas difíceis como a saúde mental. Swift enfatizou em sua declaração no Twitter que tais piadas não deveriam mais ser toleradas neste momento, especialmente porque a mídia frequentemente faz julgamentos sobre as mulheres que não são aplicados aos homens. Após suas críticas, também houve um aumento de comentários desagradáveis, incluindo racismo, contra a atriz principal Antonia Gentry.

Esses incidentes lançaram uma sombra sobre o comprometimento de plataformas como a Netflix em contar histórias diversas. Mesmo que o discurso sobre a feminilidade e a sexualidade esteja a tornar-se cada vez mais importante na cultura pop, permanece a questão de saber até que ponto é tratado de forma justa e respeitosa. À sombra da situação económica, resta saber como esses debates irão continuar - tanto nos negócios como no entretenimento.