As mudanças climáticas têm em risco os esportes da montanha: Alpes no Alert!
As mudanças climáticas têm em risco os esportes da montanha: Alpes no Alert!
A mudança climática é uma ameaça crescente para os Alpes, com um aumento na frequência de grampos, golpes de pedra e quedas de rocha. De acordo com Tobias Hipp, especialista em questões climáticas do clube alpino alemão, esses perigos são uma conseqüência direta das mudanças climáticas feitas pelo homem. O aquecimento dos Alpes, em particular, leva à instabilidade nas regiões montanhosas, o que aumenta o risco de tais eventos. Bergstroke, que requer grandes quantidades de rocha, difere das quedas de rocha, que geralmente são mais relevantes para os atletas das montanhas porque ocorrem com mais frequência.Outro exemplo das consequências é o trágico confronto no Piz Cengalo em 2017, no qual várias vidas foram perdidas. O aumento de eventos climáticos extremos, como fortes chuvas e ondas de calor, reforça adicionalmente os perigos. O risco de engrenagens nas montanhas aumenta significativamente, particularmente em grandes altitudes entre 2.000 e 2.500 metros. As soluções para redução de riscos requerem planejamento cuidadoso da turnê e a busca das previsões climáticas atuais.
Mudança climática e permafrost
A influência das mudanças climáticas nos Alpes não é apenas clara no aumento das quedas de montanha e rochas, mas também derretendo o permafrost. Este solo congelado é crucial para a estabilidade das paredes de rochas. Se a permafrostensa, rochas e montanhas poderiam ser desencadeadas com mais facilidade. Eventos históricos mostram como os estribos dramaticamente moldam as paisagens; Portanto, um deslizamento de terra no Zugspitze causou mudanças maciças na área do Eibsee cerca de 3.500 a 4.000 anos atrás.
Os efeitos também foram observados recentemente: em maio de 2023, os moradores de Brienz tiveram que ser evacuados devido a uma queda iminente de rochas. Em junho, um volume de 1 a 1,5 milhão de metros cúbicos quebrou o rock, que sublinha a urgência do problema. Os especialistas alertam que a estabilidade das paisagens montanhosas está consideravelmente ameaçada, principalmente devido ao declínio nas geleiras, que já desempenhou um papel estabilizador.
episódios para esportes de montanha
As mudanças devido às mudanças climáticas afetam não apenas a segurança nos Alpes, mas também os esportes de montanha. A acessibilidade dos picos muda e as colunas da geleira e as paisagens de morena instáveis aumentam os perigos dos escaladores. O declínio nas geleiras também tem um impacto no suprimento de água nos meses de verão, pois cerca de 60 a 80 % da água vem da geleira derretida.
A Associação Alemã Alpina busca o objetivo de se tornar climático -neutral até 2030 e, portanto, já começou a tomar medidas para fornecer a energia de suas cabanas em uma base renovável. Além de adaptar ofertas de alimentos, os visitantes também devem ser informados ativamente sobre a redução de sua pegada de CO2.
Os Alpes continuam sendo um objetivo atraente para os esportes das montanhas, mas os desafios que a mudança climática traz consigo são reais e exigem medidas urgentes e repensando os visitantes. A possibilidade de experimentar as montanhas em todo o seu esplendor deve ser acompanhada pelo manuseio consciente e planejamento responsável.
For further information on the effects of climate change on the Alpine environment and its risks, visit the pages of , alpenverein e Alpine Club Press Release .
Details | |
---|---|
Ort | Alpen, Schweiz |
Quellen |
Kommentare (0)