Lauterbach: Novo especialista em clima e saúde!
Lauterbach: Novo especialista em clima e saúde!
Em 6 de junho de 2025, Karl Lauterbach, ex -ministro da Saúde federal, trabalhará como especialista gratuito na Organização Mundial da Saúde (OMS). Lauterbach trabalhará em uma comissão recém -fundada de clima e saúde, cuja fundação ocorrerá na próxima quarta -feira em Reykjavík, Islândia. A principal tarefa da Comissão será desenvolver um relatório sobre os efeitos da crise climática na saúde. Essas descobertas devem desempenhar um papel central na próxima conferência climática mundial. Lauterbach planeja se dedicar ao trabalho durante seu tempo livre de sessão no Bundestag, onde é o presidente do Comitê de Pesquisa e espera que os tópicos recebam o apoio desejado.Lauterbach enfatiza a importância das discussões com os cientistas e o estudo de estudos relevantes como parte desta Comissão. Em tempos em que o interesse público nas mudanças climáticas em todo o mundo, também na Alemanha, diminui, ele vê claramente a urgência, os danos à saúde e as consequências das mudanças climáticas. Isso poderia ajudar a chamar a atenção para esse tópico urgente.
Os desafios das mudanças climáticas para a saúde
O OMS descreve as mudanças climáticas como "a maior ameaça à saúde da humanidade" (que, 2021). Nesse contexto, o Instituto Robert Koch (RKI) reconhece as mudanças climáticas como um dos maiores desafios globais no campo da saúde pública. Os efeitos da saúde incluem eventos climáticos extremos, um risco aumentado de exposição a certos efeitos patogênicos e indiretos na saúde mental. Além dos efeitos imediatos, as mudanças climáticas também têm consequências para os determinantes sociais da saúde, como o acesso aos cuidados médicos.
Os desafios de saúde que surgem do calor são particularmente preocupantes. Segundo o RKI, pessoas mais velhas, pessoas com doenças anteriores, mulheres grávidas, grupos marginalizados e pessoas com baixo status socioeconômico estão em particular em foco. O calor pode causar problemas de saúde no sistema cardiovascular e levar à morbimortalidade. Atualmente, o RKI está conduzindo projetos para determinar o aquecimento ameaçador na Alemanha e está desenvolvendo abordagens metódicas para estimar essas mortes.
Para agrupar o trabalho científico, o RKI lançou um grupo de trabalho de departamento cruzado para mudanças climáticas e saúde. Esse grupo coordena as atividades e o procedimento estratégico neste importante tópico. O compromisso de Lauterbach com a Comissão da OMS, portanto, também faz parte de uma abordagem maior para combater os riscos à saúde, causados pelas mudanças climáticas.
No geral, o novo papel de Lauterbach não apenas mostra a necessidade de esclarecer as interfaces entre saúde e clima, mas também os desafios que surgem de um ambiente em mudança para a saúde humana. O trabalho da Comissão poderia fazer contribuições essenciais para futuras políticas de saúde e clima.
Details | |
---|---|
Ort | Reykjavík, Island |
Quellen |
Kommentare (0)