Diretor dedicado do acampamento escolar recebe Prêmio Siemerling 2025 em MV!
Stefan Baerens recebe o Prêmio Social Siemerling 2025 pelo excelente compromisso com o acampamento escolar Dreilützow em MV.

Diretor dedicado do acampamento escolar recebe Prêmio Siemerling 2025 em MV!
O diretor do acampamento escolar Stefan Baerens será recompensado por seu excelente empenho com o Prêmio Social Siemerling 2025. Na cerimônia de premiação na segunda-feira, 30 de junho de 2025, em Neubrandenburg, Baerens foi reconhecido por seu trabalho incansável, que vai muito além das tarefas típicas de um diretor de acampamento escolar. O prémio, dotado de 10.000 euros, é atribuído pela Dreikönigsstiftung, que atribui o prémio social mais antigo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental desde 1994. O prémio homenageia a família Siemerling, que se destacou pelo seu compromisso com projetos sociais e culturais em Neubrandenburg, como ndr.de relatórios.
Sob a liderança de Baerens, o castelo de 280 anos em Dreilützow tornou-se um local animado que é mais do que um museu. Na cerimônia de premiação, o Arcebispo de Hamburgo, Stefan Heße, descreveu Baerens como um “abridor de portas” para jovens e ideias inovadoras. Isto mostra a importância do trabalho de Baerens para a comunidade, pois ele transformou o acampamento escolar num centro de processos de aprendizagem social e eventos criativos. Matthias Crone, presidente do conselho de administração da Dreikönigsstiftung, elogiou a inventividade de Baerens e sua contribuição para a criação de um centro cultural em West Mecklenburg, como pode ser lido em evangelische-zeitung.de.
Espaço residencial em vez de um museu
Na cerimônia de premiação, Heße destacou que o trabalho educativo no acampamento escolar é realizado com coração e atitude. O ponto de encontro da Caritas no acampamento escolar oferece 180 vagas para pernoite em salas projetadas individualmente que servem de ponto de contato não só para os hóspedes, mas também para a comunidade. O compromisso de Baerens vai muito além das tarefas diárias e não só promove a educação, mas também a coesão social.
Nos últimos anos, os gastos com educação na Alemanha aumentaram continuamente. As despesas com a educação em 2019 totalizaram 229 mil milhões de euros, um aumento de 60 por cento desde 2005. O sector primário, em particular, registou um crescimento maciço, o que sublinha a importância da educação para o desenvolvimento individual e social. Estas tendências estão em linha com o valioso trabalho que está a ser realizado no campo escolar de Dreilützow, uma vez que a educação e o apoio social são pilares iguais, como sublinha bpb.de.
A atribuição do Prémio Social Siemerling por Stefan Baerens não é, portanto, apenas uma honra pessoal, mas também um agradecimento a todos aqueles que dedicam o seu tempo e energia todos os dias para promover a educação e a responsabilidade social nas suas comunidades. O seu trabalho em Dreilützow mostra de forma impressionante quão importantes são essas pessoas empenhadas para uma sociedade vibrante.