As carpas estão de volta: 50.000 euros para a piscicultura de Lewitz!
No dia 6 de outubro de 2025, a pesca de Ludwigslust-Parchim receberá 50.000 euros para promover a criação sustentável de carpas nas lagoas de Lewitz.

As carpas estão de volta: 50.000 euros para a piscicultura de Lewitz!
Na pitoresca Lewitz, o peixe voltará em breve ao cardápio. A tradição da criação de carpas está a ser reavivada nos lagos de Lewitz depois de o Ministério da Agricultura ter conseguido prometer um apoio generoso. Como NDR relatórios, o Ministro Till Backhaus presenteou a recém-fundada empresa “Lewitep” com um subsídio de 50.000 euros. Estes fundos serão destinados à construção de um moderno salão de processamento e venda de pescado, que se destina a apoiar o antigo artesanato pesqueiro da região.
Um olhar para a história mostra que a carpa é criada em Lewitz desde 1897 e, para que esta tradição não seja esquecida, também há planos para a criação de carpa novamente na extensa área do lago de 160 hectares. Não é à toa que Lewitz é considerada a maior fazenda de lagos do norte da Alemanha. Mas outras espécies de peixes como o lúcio, a perca, o bagre e a barata também nadam nestas águas e completam a oferta diversificada O Lewitz mostra.
Um novo começo com sustentabilidade
O declínio da piscicultura na região tem sido recentemente um problema real, sobretudo devido às novas exigências de conservação da natureza. Estas medidas planeadas centram-se nas preocupações da natureza e da produção sustentável. Mas com a licença especial para a pesca moderada, que já está disponível para alguns dos lagos, os peixes podem agora ser criados de forma sustentável. Backhaus enfatizou que este desenvolvimento poderia fazer do Lewitz um modelo na área de proteção climática natural.
A colheita da carpa, que vai do final de setembro ao primeiro fim de semana de novembro, atrai muitos visitantes todos os anos. Neste festival folclórico nas instalações da empresa Neuhofer, produtos frescos estão disponíveis diretamente do lago. Durante as semanas em que decorre a colheita, são capturadas cerca de 150 toneladas de peixe, que depois são transferidos para tanques e vendidos vivos.
Peixes da aquicultura alemã estão na moda
A importância da piscicultura nacional também fica clara quando se olha para a aquicultura nacional. Como agricultura.de mostra que a aquicultura alemã reflecte um elevado nível técnico, mesmo que haja alguns problemas económicos. O peixe produzido localmente continua a ser um produto de nicho e a carpa é uma das poucas excepções - especialmente se vier de explorações tradicionais em tanques.
A carpa tem um bom equilíbrio ambiental, e o mais importante é que cresce naturalmente no Lewitz, sem medicamentos e com uso mínimo de ração. Este tipo de agricultura, que assenta sobretudo na utilização sustentável dos recursos naturais, garante que a região não só prospere em termos culinários, mas também funcione como um refúgio ecológico para espécies ameaçadas de extinção. As novas iniciativas para melhorar a disponibilidade de pescado na região não só contribuem para a economia local, como também garantem um equilíbrio ecológico sustentável.