Parceria escolar Lübz-Hamburgo: 1000 euros para projeto de amizade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A turma 6a da escola de Lübz visita a escola parceira em Hamburgo, apoiada por 1000 euros do grupo de jovens do distrito de Ludwigslust-Parchim.

Die Klasse 6a der Schule Lübz besucht ihre Partnerschule in Hamburg, gefördert durch 1000 Euro des Kreisjugendrings Ludwigslust-Parchim.
A turma 6a da escola de Lübz visita a escola parceira em Hamburgo, apoiada por 1000 euros do grupo de jovens do distrito de Ludwigslust-Parchim.

Parceria escolar Lübz-Hamburgo: 1000 euros para projeto de amizade!

A turma 6a da escola regional de Lübz tem motivos para estar feliz: eles estão planejando uma visita à escola parceira, turma 6b, na escola distrital “Am Heidberg”, em Hamburgo. A viagem é possível graças ao financiamento de microprojectos de 1.000 euros, solicitado à associação juvenil distrital de Ludwigslust-Parchim. No dia 1º de julho, Dunja Krachenfels, moderadora da participação, entregou um cheque simbólico aos representantes de turma Thekla e Lennard. Isto mostra quantos jovens estão envolvidos no projecto e consideram-no particularmente valioso. Um comitê de estudantes formado por quatro pessoas apoiou a candidatura para a realização deste evento intercultural.

Os preparativos já estão a todo vapor: nos dias 29 e 30 de abril, os estudantes de Hamburgo visitaram a escola em Lübz, onde participaram de um comício escolar e de um city tour. Durante a estadia, os alunos pintaram mãos de amizade, que infelizmente não puderam ser concluídas. O objetivo do projeto é conhecermo-nos, encontrar pontos em comum, compreender melhor os diferentes sistemas escolares e vivenciar a diversidade cultural. Entretanto, tarefas criativas também estiveram na ordem do dia: os alunos desenharam bonecos de si próprios e escreveram cartas aos seus parceiros em Hamburgo. Para tornar a troca ainda mais pessoal, foi até organizada uma videoconferência.

Uma emocionante visita de retorno é iminente

A visita de regresso a Hamburgo já está prevista para 14 de julho, enquanto a viagem de regresso está marcada para 15 de julho. Para promover o intercâmbio criativo, os alunos levam as fotos que começaram com eles para Hamburgo para concluí-las lá juntos. Estas parcerias escolares não só mostram a importância dos encontros interculturais, mas também como ajudam a promover a tolerância e a compreensão da diversidade. Isto também se reflete nas ofertas apoiadas pela iniciativa [auslandsschulwesen.de](https://www.auslandsschulwesen.de/DE/Schulnetz/Toleranz_Verkehr/ Offers_Schuelerinnen_Schueler/angebote_schuelerinnen_schueler_node.html), que visam fortalecer o comportamento responsável e a compreensão mútua.

A promoção de projetos interculturais não é apenas uma forma de educar os alunos sobre as diferenças culturais, mas também ajuda a criar consciência da própria identidade e da identidade dos outros. Como [schule-bw.de]. Projetos escolares como este oferecem uma excelente oportunidade para expandir as aulas para além do quadro tradicional e para promover especificamente a diversidade dos alunos.

Numa época em que a compreensão e a tolerância interculturais são mais exigidas do que nunca, estes projectos podem dar um contributo decisivo para a construção de pontes entre diferentes culturas. Isto é particularmente importante num contexto escolar, uma vez que as escolas funcionam como locais de democracia vivida e os alunos tornam-se aprendizes em questões de responsabilidade e respeito - um caminho que também tem o seu lugar no trabalho dos representantes dos estudantes. Ter uma boa mão promove a cooperação e torna a vida mais colorida. E com esta viagem a Hamburgo dá-se mais um passo no caminho para uma melhor convivência.