Relatório do Escritório Federal para a Proteção da Constituição: Políticos da AfD da Baixa Saxônia sob críticas!
O Gabinete para a Protecção da Constituição da Baixa Saxónia apresenta o seu relatório anual para 2025, que descreve os políticos da AfD por declarações extremistas de direita.

Relatório do Escritório Federal para a Proteção da Constituição: Políticos da AfD da Baixa Saxônia sob críticas!
Na quinta-feira, 19 de junho de 2025, o Escritório da Baixa Saxônia para a Proteção da Constituição apresentará seu relatório anual. O foco principal está na Alternativa para a Alemanha (AfD), que é classificada como “certamente extremista de direita” pelo Gabinete Federal para a Protecção da Constituição. Isto emerge de um relatório interno, que não é publicado. O relatório sublinha o “caráter extremista de todo o partido que desrespeita a dignidade humana” e é incompatível com a ordem básica democrática livre notícias diárias relatado.
Globalmente, o relatório mostra que a AfD tem vários políticos cujas declarações e comportamentos variam entre questionáveis e extremistas. Mencionados pelo nome incluem:
- Stephan Bothe: Landtagsabgeordneter, der die Staatsbürgerschaft als “Ramschartikel” bezeichnete und ein ethnisch-abstammungsmäßiges Volksverständnis propagiert.
- Dirk Brandes: Bundestagsabgeordneter und Vorsitzender des AfD-Kreisverbands Hannover-Land, der verfassungsfeindliche Positionen verbreitet und Covid-19 als “P(l)andemie” verkündet.
- Micha Fehre: Bundestagsabgeordneter mit früherem Bezug zur Jungen Alternative, näherte sich dem Flügel-Gründer Björn Höcke.
- Dietmar Friedhoff: Ehemaliger Bundestagsabgeordneter und Autor islamfeindlicher Beiträge auf extremistischen Plattformen.
- Marie-Thérèse Kaiser: Vorsitzende eines Kreisverbands, wegen Volksverhetzung verurteilt und Moderatorin eines Videos für ein rechtsextremes Netzwerk.
- Jörn König: Vorsitzender des AfD-Kreisverbands Hannover-Stadt, gab ein Interview an ein rechtsextremes Nachrichtenmagazin.
- Mario Müller: Ehemaliges Identitäres Mitglied, wegen rechtsextremer Gewalttaten verurteilt.
- Frank Rinck: Ehemaliger Landesvorsitzender der AfD Niedersachsen, moderierte eine Veranstaltung nahe dem Flügel.
- Rebecca Seidler: Ehemalige Vorsitzende der Jungen Alternative in Niedersachsen, heute im Bundestag für die AfD tätig.
- Martin Sichert: Bundestagsabgeordneter, der die Ampel-Koalitionspolitik als “extremistisch” bezeichnet.
- Gerhard Vierfuß: Ehemaliger Landesschiedsrichter der AfD, der die Migrationspolitik der Bundesregierung als “Bevölkerungsaustausch” bezeichnete.
Extremismo de direita em ascensão
A classificação da AfD como extremista de direita não é apenas uma questão de Colónia, mas afecta todo o país. Na Saxónia, Turíngia e Saxónia-Anhalt, a AfD também foi classificada como “certamente extremista de direita”. Apesar desta classificação crítica, o partido continua a ter sucesso nas eleições: nas eleições federais de Fevereiro alcançou uns impressionantes 20,8 por cento, tornando-se o maior partido da oposição no Bundestag. MDR comunica.
O que é particularmente preocupante é que os crimes de extremismo de direita aumentaram 47,4%, para 37.835 casos no ano passado, incluindo 1.281 crimes violentos. O extremismo político atrai cada vez mais os jovens, o que leva a uma radicalização crescente, como observa o vice-presidente do BfV, Sinan Selen.
Discussão sobre a proibição de festas
A situação poderá reacender o debate sobre uma possível proibição da AfD. As circunstâncias são explosivas: as opiniões étnicas e étnicas e a retórica agressiva contra as pessoas oriundas da imigração não só fazem parte do programa eleitoral, como também estão documentadas em muitas declarações públicas. Os principais membros da AfD descreveram os cidadãos alemães com antecedentes migratórios como “não iguais”, alimentando ainda mais as preocupações sobre o nacionalismo étnico dentro do partido.
Ainda não se sabe como o cenário político se desenvolverá, mas uma coisa é clara: a AfD está mais do que nunca aos olhos das autoridades de segurança e do público. A discussão em curso revelará outras correntes na sociedade onde o extremismo de direita e a vida quotidiana se cruzam. Aqui é necessária uma boa educação política para combater o extremismo.
Na próxima quinta-feira, a análise detalhada e as declarações do Gabinete para a Protecção da Constituição darão uma nova luz. Será interessante ver qual será a resposta da população e dos actores políticos.