Foco na proteção climática: 200.000 euros para projetos inovadores em MT!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cerimônia de premiação para projetos inovadores de proteção climática no Mecklenburg Lake District em 31 de outubro de 2025 com 220.000 euros em prêmios.

Preisverleihung für innovative Klimaschutzprojekte in der Mecklenburgischen Seenplatte am 31. Oktober 2025 mit 220.000 Euro Prämien.
Cerimônia de premiação para projetos inovadores de proteção climática no Mecklenburg Lake District em 31 de outubro de 2025 com 220.000 euros em prêmios.

Foco na proteção climática: 200.000 euros para projetos inovadores em MT!

Uma cerimónia de entrega de prémios comemorativa teve lugar hoje no Wismar Phantechnikum, onde foram homenageados projetos de destaque no domínio da proteção climática em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Sob o lema “Faça.um.Bom.Clima”. O Instituto Thünen premiou um total de 13 projetos excelentes que se destacaram pelo seu compromisso especial e abordagens inovadoras. O Ministro Till Backhaus (SPD) entregou os prémios no âmbito deste evento festivo.

Esta iniciativa dedica-se a tornar mais visível a proteção climática nas zonas rurais e a promover novas ideias. Este ano, foi oferecido um prémio em dinheiro no valor de 220 mil euros, proveniente do fundo especial para promover a proteção natural do clima e a agricultura. A maior parte dos bônus vai para projetos que foram implementados com sucesso nos últimos cinco anos, bem como para ideias inovadoras que estão em desenvolvimento. Isto é apoiado pelo programa estadual “MV tut was”, que combina participação social e proteção climática.

Os projetos premiados

O júri, composto por representantes da política, da prática e da ciência, avaliou os projetos apresentados em duas categorias. Oito projetos já implementados receberam 15 mil euros cada, incluindo:

  • Agroforst in Gessin (Mecklenburgische Seenplatte)
  • Bürgerenergiegenossenschaft Neuenkirchen (Landkreis Vorpommern-Greifswald)

Foram atribuídos 20.000 euros para cada uma das cinco ideias prontas a implementar que estão actualmente a ser planeadas. Exemplos disso são:

  • Genossenschaftliches Nahwärmenetz in Palingen (Nordwestmecklenburg)
  • Klimadorf Klein Siemen (Landkreis Rostock)

O caminho para a próxima competição

A competição continuará no próximo ano, o que já aumenta a expectativa. O prazo de inscrição para os novos projetos é 10 de julho, e a próxima cerimónia de entrega de prémios está prevista para o outono de 2026. O objetivo continua a ser promover ainda mais ideias inovadoras na área da proteção climática e reforçar a participação da sociedade civil. Os interessados ​​podem saber mais no site goodclimatemaking.de informar.

No geral, o concurso mostra de forma impressionante quão grande é o compromisso com a proteção climática em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Com um financiamento sólido do Ministério de Estado da Protecção do Clima, Agricultura, Zonas Rurais e Ambiente, bem como através do compromisso de iniciativas, associações e comunidades, estão a ser lançadas as bases para continuar a impulsionar projectos sustentáveis ​​no futuro. [ndr.de].

Portanto, só podemos esperar que o incentivo para participar na próxima fase da competição motive ainda mais pessoas e organizações a pensar de forma criativa e a dar uma contribuição positiva ao ambiente com as suas ideias. nordkurier.de enfatiza que a competição não se concentra apenas nos projetos em si, mas também nos criadores e oferece-lhes um palco.