Neubrandenburg: Recordando as vítimas da guerra e da perseguição em novembro
Em novembro de 2025, Neubrandenburg homenageará as vítimas da guerra e da violência com diversos eventos e orações.

Neubrandenburg: Recordando as vítimas da guerra e da perseguição em novembro
Novembro é tradicionalmente um mês de lembrança em Neubrandenburg. Este ano são realizados vários eventos dedicados às vítimas da guerra, da violência e da perseguição. Um evento comemorativo especial acontecerá no dia 9 de novembro, comemorando não apenas a noite do pogrom de 1938, mas também a queda do Muro de Berlim em 1989. O prefeito Thomas Gesswein fará o discurso memorial, enquanto o prefeito Nico Klose depositará uma coroa de flores. A cerimônia começa às 10h na praça da sinagoga na Poststrasse, onde muitos cidadãos se reúnem para comemorar juntos. A iniciativa deste dia de memória surge como um importante sinal de pausa e alerta, como é o caso Correio do Norte relatado.
Uma semana depois, no dia 15 de novembro, o Dia da Memória está na agenda. Em Neubrandenburg, uma coroa de flores também será depositada às 14h. no cemitério de Weitin para homenagear as vítimas da guerra e da tirania. Estes acontecimentos não só proporcionam espaço para o luto, mas também para a reflexão sobre os acontecimentos do passado e o seu impacto na sociedade de hoje.
Outros eventos comemorativos
O dia 16 de novembro conta também com uma série de eventos comemorativos: às 9h00 será depositada uma coroa de flores no cemitério do hospital, seguida de novas cerimónias às 11h00 no Cemitério Novo. O foco principal do dia será no memorial de Fünfeichen, às 14h, onde o prefeito Nico Klose e o brigadeiro-general Ralf Peter Hammerstein farão discursos comemorativos.
As comemorações em Neubrandenburg finalmente atingem o seu clímax no Domingo dos Mortos, 23 de novembro. Dois eventos centrais estão programados aqui: um funeral secular às 11h na sala de luto do Cemitério Novo e uma oração ecumênica às 14h. no Domingo dos Mortos, também conhecido como Domingo da Eternidade. Estas celebrações convidam todos a fazer uma pausa juntos e homenagear o falecido de uma forma especial. Num mês de comemorações, é importante não perder de vista as lições do passado Strelitzius e Correio do Norte relatório.