NABU alerta: As redes de plástico são uma armadilha mortal para os pássaros – é assim que os alimentamos corretamente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra como a NABU alerta contra bolas de sebo revestidas de plástico e recomenda alternativas de alimentação ecologicamente corretas.

Erfahren Sie, wie NABU vor plastikummantelten Meisenknödeln warnt und umweltfreundliche Fütterungsalternativen empfiehlt.
Descubra como a NABU alerta contra bolas de sebo revestidas de plástico e recomenda alternativas de alimentação ecologicamente corretas.

NABU alerta: As redes de plástico são uma armadilha mortal para os pássaros – é assim que os alimentamos corretamente!

Cada vez mais proprietários de jardins em Colônia estão pensando: Usar bolas de sebo compradas em redes em redes de plástico pode ter consequências fatais para as aves locais. Isso é o que ele avisa NABU. As redes comumente utilizadas para armazenar bolas de sebo representam um perigo não só para as aves que podem ficar enredadas nelas, mas também para o solo e o meio ambiente. Os pássaros jovens inexperientes, em particular, muitas vezes sofrem com este perigo cativante, que pode levar à sua morte.

O problema fica ainda mais complicado: pássaros grandes, como a pega, conseguem roubar bolas inteiras de sebo e suas redes e, assim, levar lixo para a natureza. Estas redes de plástico permanecem no jardim durante décadas, mas decompõem-se lentamente em partículas microplásticas, agravando ainda mais a situação. As consequências são devastadoras: segundo o WWF Estima-se que mais de 11 milhões de toneladas de plástico acabem nos oceanos do mundo todos os anos, com aves marinhas vorazes muitas vezes confundindo o plástico com comida e, portanto, estão seriamente ameaçadas.

Alternativas ambientalmente corretas

Uma saída para esse sofrimento é a opção de fazer bolinhas de sebo caseiras, que também dispensam redes plásticas. As instruções são simples e requerem apenas alguns ingredientes como sebo ou óleo de coco, sementes de girassol, aveia e amendoim picado. Uma xícara velha também pode servir como uma estação de alimentação criativa - basta colocar a mistura nela e pendurá-la, e seus amigos emplumados poderão desfrutar de um banquete.

A NABU também recomenda o uso de estações de alimentação e espirais especiais para pendurar bolinhos soltos. Se você quiser ser particularmente criativo, pode usar batedores velhos como recipientes de arame para os pássaros. É hora de assumir responsabilidades e escolher produtos de alta qualidade na hora de comprar ração para pássaros. As bolas de sebo compradas com redes de plástico devem ser retiradas com urgência do jardim e descartadas junto com os resíduos.

Agir juntos

Mas não é só no seu jardim que você precisa prestar atenção ao uso do plástico. O meio ambiente sofre as consequências dos resíduos plásticos em todas as áreas. Estas partículas de lixo, especialmente através do vento e da chuva, acabam nos rios e, em última análise, nos oceanos, onde colocam em perigo a cadeia alimentar. No mar, as aves não só ficam presas em velhas redes de pesca, como também podem sofrer graves danos pela ingestão de microplásticos. Como mostra um albatroz, mais de 90% das espécies de aves observadas no Mar do Norte já têm plástico no estômago. É um quadro alarmante que nos mostra quão urgentemente é necessária uma ação.

É por isso que os jardineiros e amantes da natureza devem não só tornar os seus jardins mais ecológicos, mas também aumentar a sensibilização para os resíduos plásticos. As medidas para combater a inundação de plástico são diversas: desde a redução do plástico descartável até iniciativas para remover resíduos nas praias e campanhas de limpeza comprometidas.

Cabe a nós agir e criar um futuro melhor para nossos amigos emplumados e para o meio ambiente. Cada pedacinho conta!