CDU Northwest Mecklenburg alerta: Perigo para o judiciário em Schwerin!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A associação distrital CDU no Noroeste de Mecklenburg expressa preocupação com a independência do poder judicial na sequência de uma decisão de emergência do Tribunal Administrativo de Schwerin.

Der CDU-Kreisverband Nordwestmecklenburg äußert Bedenken zur Unabhängigkeit der Justiz nach Eilbeschluss des Verwaltungsgerichts Schwerin.
A associação distrital CDU no Noroeste de Mecklenburg expressa preocupação com a independência do poder judicial na sequência de uma decisão de emergência do Tribunal Administrativo de Schwerin.

CDU Northwest Mecklenburg alerta: Perigo para o judiciário em Schwerin!

A associação distrital CDU no Noroeste de Mecklenburg expressou preocupação com os últimos desenvolvimentos no Tribunal Administrativo de Schwerin, especialmente no que diz respeito à decisão de emergência sobre o evento “Jamel rocks the forester 2025”. Este relatório Wismar.fm. A associação distrital considera que estas decisões desrespeitam os princípios constitucionais fundamentais e questionam particularmente a relação entre o executivo e o judiciário em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Thomas Grote, presidente da CDU Northwest Mecklenburg, expressou abertamente preocupações sobre a independência do judiciário. Ele critica o fato de o tribunal ignorar atos administrativos da comarca e tomar decisões antes dos prazos. Isto levanta a séria questão de saber se as influências externas influenciaram a decisão do tribunal. Segundo Grote, tal situação é um sinal de alerta para a democracia.

A importância da independência judicial

A independência do poder judicial é um princípio fundamental do Estado constitucional e está consagrado na Lei Básica. Protege contra o abuso de poder e garante que os juízes estejam sujeitos apenas à lei Originalsocial enfatizou. Um tribunal que ignora as previsões de perigo e abole os requisitos relacionados com a segurança pode pôr em perigo a confiança no Estado de direito e minar a separação de poderes.

A CDU Northwest Mecklenburg vê isso como uma ameaça séria. Ela argumenta que se a decisão do tribunal administrativo fosse realmente tomada sob pressão política ou desrespeito pelo Estado de direito, isso seria visto como um ataque estrutural ao princípio da separação de poderes.

A situação nos tribunais administrativos

Mas não são apenas as decisões em Schwerin que estão a provocar muita conversa. A situação geral nos tribunais administrativos de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental também é tensa. Alto Correio do Norte O número de novos processos principais recebidos aumentou para 3.301 em 2023, o que corresponde a um aumento de 17 por cento face ao ano anterior. Os procedimentos urgentes são particularmente afectados por esta tendência, cujo número aumentou 10 por cento, para 1.002.

A duração média do procedimento é de um ano e meio; Em 849 casos o processo durou mais de dois anos. Vale ressaltar que seis processos urgentes demoraram mais de dois anos. A Ministra da Justiça, Jacqueline Bernhardt (Esquerda), vê o reforço dos tribunais administrativos, nos quais foram criados cinco cargos adicionais, como um passo positivo para a redução da duração dos processos. No entanto, o fardo está a aumentar devido ao número persistentemente elevado de procedimentos de asilo.

Em síntese, pode-se dizer que as preocupações da associação distrital da CDU assentam numa evolução mais ampla e preocupante. A independência do poder judicial está em risco, enquanto os tribunais administrativos enfrentam um aumento de processos. Resta saber como esta situação irá evoluir e que medidas serão tomadas para manter a confiança na independência do poder judicial.