Pessoal de enfermagem em MV: salários no nível mais baixo da Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental permanece na última posição no que diz respeito aos salários dos enfermeiros. Um aumento para 22,44 euros mostra os desafios nacionais no mercado de trabalho.

Mecklenburg-Vorpommern bleibt Schlusslicht bei Pflege-Löhnen. Ein Anstieg auf 22,44 Euro zeigt landesweite Herausforderungen im Arbeitsmarkt.
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental permanece na última posição no que diz respeito aos salários dos enfermeiros. Um aumento para 22,44 euros mostra os desafios nacionais no mercado de trabalho.

Pessoal de enfermagem em MV: salários no nível mais baixo da Alemanha!

Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, isto está a tornar-se cada vez mais desafiador para o pessoal de enfermagem. De acordo com relatórios atuais, o estado federal está em último lugar no que diz respeito ao pagamento do pessoal de enfermagem na Alemanha. De acordo com isso Associação Central das Seguradoras Estatutárias de Saúde (GKV) O salário médio por hora do pessoal de enfermagem passou de 21,16 euros para 22,44 euros, mas isto não é suficiente para posicionar a região de forma atrativa. No ano passado, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental já ocupava o penúltimo lugar, mas agora alcançou o último lugar, abaixo da Turíngia, onde o salário por hora ronda os 22,54 euros.

Na média nacional, porém, o salário médio horário na enfermagem sobe para 23,70 euros, o que corresponde a um aumento de 4,9 por cento. Globalmente, a situação das profissões de enfermagem permanece tensa, porque o aumento dos custos com pessoal tem um impacto directo nas contribuições pessoais daqueles que necessitam de cuidados - uma circunstância que não só coloca pressão sobre os fundos do seguro de cuidados de enfermagem, mas também sobre os residentes, uma vez que muitos custos, como alojamento e refeições, não são cobertos pelo seguro de cuidados de enfermagem.

A situação salarial em resumo

Os salários e vencimentos na Alemanha aumentaram 5,7 por cento em 2024 em comparação com o ano anterior. Mas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental a situação é particularmente preocupante: Alto NDR 126.900 funcionários aqui ganham menos de 2.750 euros líquidos por mês. Isto significa que quase um em cada três funcionários a tempo inteiro na região está abaixo desta marca, enquanto apenas um em cada cinco funcionários em todo o país é afectado.

O salário médio dos trabalhadores a tempo inteiro em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental é de 3.294 euros, enquanto os trabalhadores em Hamburgo ganham em média 4.527 euros. De acordo com Dietmar Bartsch, membro do Bundestag, esta discrepância significa que muitas pessoas podem acabar na pobreza na velhice. Exige um salário bruto mensal de pelo menos 3.300 euros para garantir uma vida digna na reforma.

Profissionais de enfermagem estão em alta demanda

A procura de trabalhadores qualificados nas profissões da saúde e da prestação de cuidados está a crescer e os rendimentos aumentaram acima da média. De acordo com informações de notícias diárias O rendimento bruto médio dos trabalhadores a tempo inteiro nestas profissões foi de impressionantes 4.048 euros em Abril de 2024, o que representa um aumento impressionante de 43,1 por cento em comparação com 2014. Em particular nos cuidados geriátricos, os trabalhadores qualificados beneficiam de aumentos salariais significativos.

Contudo, será mais difícil promover a profissão de enfermagem se a situação do salário básico não melhorar. Os encargos adicionais decorrentes do aumento dos custos de cuidados e a necessidade de pagar mais por alojamento, alimentação e formação muitas vezes não desaparecem. Quaisquer que sejam os desafios, é evidente que os decisores políticos devem agir urgentemente para melhorar as condições de trabalho e os níveis salariais.