Güstrow: Antiga fábrica de açúcar torna-se um moderno porto ferroviário para transporte de mercadorias!
Em 30 de junho de 2025, será construído o Ferrovia na antiga fábrica de açúcar de Güstrow, um marco para o transporte de cargas e o desenvolvimento urbano.

Güstrow: Antiga fábrica de açúcar torna-se um moderno porto ferroviário para transporte de mercadorias!
As coisas estão indo bem novamente em Güstrow! No local da antiga fábrica de açúcar, estão sendo realizadas diligentemente as obras de um novo terminal de transbordo, que funcionará com o nome “Railport Güstrow”. Esta iniciativa promete dar nova vida ao transporte de mercadorias da região e poderá revelar-se uma verdadeira mina de ouro para a cidade. Alto NDR O terminal será construído em uma localização vantajosa, uma vez que a beterraba sacarina é cultivada abundantemente em torno de Güstrow.
Para o efeito, a cidade alugou as vias da zona industrial à empresa ENON, que já opera com sucesso três terminais de contentores em Brandemburgo. A empresa planeja desenvolver o local para carregamento de contêineres nos próximos dois anos. O prefeito Sascha Zimmermann (FDP) descreve o projeto como um “marco para Güstrow”. A localização não só deve ser modernizada, mas também atrair mais empresas. Os trilhos estão sendo atualizados e os dormentes dilapidados estão sendo substituídos, portanto os primeiros trens são esperados já em julho de 2025.
Potencial econômico em Güstrow
Mas isso não é tudo! Güstrow tem muito mais potencial económico para oferecer, que não foi perdido apesar de alguns projetos fracassados no local da antiga fábrica de açúcar. Embora não tenha sido possível construir um centro de logística e serviços de veículos, já estão em andamento discussões com outras empresas interessadas que queiram deixar sua presença na cidade. Planos para ramais ferroviários estão sobre a mesa, e a cidade espera assentamentos no setor de armazenamento de baterias e produção de fósforo. Correio do Norte salienta que é necessário financiamento para o desenvolvimento do local, a fim de remover locais contaminados e criar espaço para novas empresas.
Os planos para a área fazem parte do Conceito de Desenvolvimento Urbano Integrado (ISEK) revisto de Güstrow, que foi apresentado em 2023. Isto envolveu examinar detalhadamente como os distritos estão a desenvolver-se e onde há necessidade de ação. Foram identificados pontos fortes e fracos para melhorar a qualidade de vida dos residentes de Güstrow. E tudo isto não é um concerto de desejos, mas sim baseado em dados concretos que se estendem até 31 de dezembro de 2021. A cidade de Gustrow listou 91 projetos em seu catálogo de medidas que pretendem ajudar a mudar a face da cidade e criar perspectivas promissoras.
Os desafios do centro da cidade
No entanto, ainda há muito trabalho a fazer, especialmente no centro da cidade de Güstrow. O quadro é caracterizado por vagas e dificuldades de localização de empresas. Um dos desafios é a antiga agência dos correios, que ficou vazia após a retirada dos correios e do banco. Mas também há pontos positivos aqui! Um fornecedor de artigos esportivos demonstrou interesse em abrir uma filial e outras lojas foram promovidas. Ao mesmo tempo, porém, pode-se observar que quatro lojas subsidiadas já tiveram de fechar ou só abrem esporadicamente.
Seja com o caminho-de-ferro ou através de novas ideias para o centro da cidade – Güstrow tem potencial para se desenvolver ainda mais e oferecer aos seus cidadãos novas perspetivas económicas. Com boa mão e decisões estratégicas, a cidade poderá em breve voltar ao caminho certo!