Silvio Witt torna-se o novo Provedor de Justiça – promoção após demissão!
Silvio Witt torna-se o novo ombudsman em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental após deixar o cargo de prefeito.

Silvio Witt torna-se o novo Provedor de Justiça – promoção após demissão!
O cenário político em Neubrandenburg enfrenta mudanças fundamentais. Silvio Witt, o ex-prefeito, foi proposto pelo grupo parlamentar do SPD como o novo ombudsman do país. Isso causou sensação depois que foi anunciado que ele substituiria Christian Frenzel, que está se transferindo para o Ministério do Interior. O próprio Frenzel assumiu esta posição após a renúncia de Wolfgang Schmülling, que foi criticado por uma polêmica promoção de um policial que desencadeou reações de fúria dentro da força policial. NDR relata que Não só a maioria política apoia a mudança, mas também o próprio Witt, cujo mandato como presidente da Câmara terminará em 31 de maio de 2025.
Witt surpreendentemente anunciou sua renúncia em outubro de 2024 devido a um conflito sobre o hasteamento da bandeira do arco-íris na estação ferroviária de Neubrandenburg. Justificou a sua demissão com o comportamento de certas pessoas que, na sua opinião, não agiam no interesse da cidade. A sua decisão foi recebida de forma diferente na política municipal: enquanto alguns actores políticos, como Michael Stieber do SPD, mostraram compreensão pela demissão de Witt e relataram ataques depreciativos, outros, como Peter Fink da AfD, expressaram duras críticas à sua decisão nas redes sociais. Nordkurier destaca que Witt foi eleito em 2015 como candidato sem partido com o apoio do SPD e foi reeleito em 2022 com impressionantes 87,5%.
O novo desafio de Witt
Um ponto digno de nota é que o grupo parlamentar do SPD atribuiu recentemente a Witt o Prémio Stelling. Esta homenagem homenageia um social-democrata assassinado e ex-primeiro-ministro de Mecklenburg-Schwerin, que tem valor simbólico no debate político atual. A primeira-ministra Manuela Schwesig fez o discurso elogioso em que Michel Friedman instou as pessoas a tomarem medidas mais decisivas contra a AfD. Dentro de um ano, um novo Provedor de Justiça também será eleito no parlamento estadual de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. De acordo com a NDR O rumo político foi traçado para Witt e resta agora saber como os eleitores reagirão a este novo capítulo.
No meio destes desenvolvimentos turbulentos, a representação dos cerca de 6.000 agentes policiais da região continua cética em relação às ações de Schmülling e distanciou-se claramente das suas decisões. Acontece que o clima político em Neubrandenburg permanece tenso e que os cidadãos estão a reagir com entusiasmo aos próximos passos.