Alarme de inundação no Mar Báltico: Resumo dos níveis atuais da água!
Níveis atuais da água no Mar Báltico em 13 de junho de 2025 na Pomerânia Ocidental-Greifswald: avisos, tempestades e medidas de proteção contra inundações.

Alarme de inundação no Mar Báltico: Resumo dos níveis atuais da água!
Hoje, os níveis de água no Mar Báltico, em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, são novamente um grande tema. Como o Jornal do Mar Báltico relatado, os níveis de água são monitorados de perto em várias estações de medição. As cidades de Wismar, Warnemünde, Althagen, Barth, Stralsund, Sassnitz e Greifswald são particularmente afetadas.
Aqui estão alguns níveis de água atuais em 13 de junho de 2025:
- Zingst: 523 cm (Differenz zum Mittelwasser: 17 cm)
- Bodstedt: 525 cm (Differenz zum Mittelwasser: 16 cm)
- Ralswiek: 520 cm (Differenz zum Mittelwasser: 12 cm)
O significado dos níveis de água
A visão geral atual mostra que os níveis da água podem variar muito em diferentes regiões. Um exemplo é Börzow com nível de água de 121 cm às 16h30. e uma diferença de 6 cm em relação ao nível médio da água. Em contraste, Questin relata um nível de água de apenas 88 cm, que está 25 cm abaixo da água média. Estes valores são cruciais para alertar antecipadamente sobre possíveis tempestades, que ocorrem frequentemente na costa alemã, especialmente nos meses de inverno.
Em Warnemünde, os valores médios da maré baixa média (MNW) e da maré alta média (MHW) dos últimos dez anos - 407 cm e 617 cm respectivamente - estabeleceram-se como indicadores relevantes. O nível de inundação mais alto foi registrado em 13 de novembro de 1872 com 770 cm, enquanto o nível mais baixo foi em 18 de outubro de 1967 com 332 cm. Esses dados históricos destacam a importância do monitoramento contínuo dos níveis de água.
Riscos e danos causados por tempestades
As últimas tempestades, que foram particularmente graves em 2017 e 2019, causaram graves danos. A última tempestade significativa em outubro de 2022 causou perdas de 56 milhões de euros. A cidade de Sassnitz, em particular, disse que precisava de cerca de 42 milhões de euros para restaurar infra-estruturas, enquanto outros 6 milhões de euros estavam planeados para compensar os danos causados pela areia nas praias.
O Agência Federal do Meio Ambiente salienta que as tempestades representam um grave perigo natural, especialmente quando há ventos fortes em terra. O risco depende de factores como a intensidade do vento e medidas técnicas de protecção contra inundações nas regiões afectadas.
À medida que o nível do mar continua a subir devido às alterações climáticas, o nível de referência para as tempestades torna-se mais elevado. Embora não seja garantido um aumento na frequência das tempestades, a intensidade das futuras tempestades poderá aumentar. Isto representa riscos acrescidos para as zonas costeiras, razão pela qual reações rápidas e sistemas de alerta são essenciais.
Para informar a população, são emitidos alertas através de vários canais, incluindo rádio, televisão, sirenes e redes sociais. É fundamental que os cidadãos sejam informados sobre os riscos e saibam como agir em caso de inundação.
No geral, a atualidade mostra como é importante monitorizar continuamente os níveis de água e tomar medidas preventivas para proteger a população. Os atuais níveis de água e os perigos representados pelas tempestades não são apenas números, mas também refletem a realidade com a qual os residentes têm de conviver.