Novos encontros de jovens em Jarmen e Mönkebude: Os jovens criam-se a si próprios!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os projetos-piloto na Pomerânia Ocidental-Greifswald promovem a criação de novos pontos de encontro para jovens em Jarmen e Mönkebude até 2028.

Pilotprojekte in Vorpommern-Greifswald fördern die Schaffung neuer Jugendtreffpunkte in Jarmen und Mönkebude bis 2028.
Os projetos-piloto na Pomerânia Ocidental-Greifswald promovem a criação de novos pontos de encontro para jovens em Jarmen e Mönkebude até 2028.

Novos encontros de jovens em Jarmen e Mönkebude: Os jovens criam-se a si próprios!

Algo está acontecendo com os jovens de Mönkebude e Jarmen! Graças a novos projetos-piloto, serão criados novos locais de encontro para jovens nestes locais do distrito de Vorpommern-Greifswald. O apoio de cerca de 530.000 euros vem do escritório da Kulturland em Rothenklempenow, que faz parte da Fundação Drosos, do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e do próprio distrito. Os iniciadores têm grandes planos: os jovens não devem ser apenas utilizadores passivos dos seus locais de lazer, mas devem desenvolver activamente um conceito e assumir a responsabilidade pelos seus próprios clubes juvenis. Os organizadores pretendem promover um sentimento de propriedade e comunidade e encorajar os participantes a transformar as suas ideias em realidade. Conforme relata tagesschau.de, este projeto pode ser expandido para outros locais após um ano. O financiamento foi garantido até 2028.

Mas o que exatamente está por trás desses novos locais de encontro? Artistas da região de Uecker-Randow lançaram o projeto “Spacemaker”, que trata exatamente desse tema. Os jovens são apoiados na criação independente de locais de encontro que não só ofereçam espaço para lazer, mas que também devam ser uma parte importante da autoimagem democrática, especialmente nas zonas rurais. De novo Correio do Norte sublinha que os jovens têm muitas vezes recursos financeiros, espaço e especialistas educacionais insuficientes à sua disposição – obstáculos que precisam de ser ultrapassados.

Jovens em foco

O projeto Spacemaker visa testar abordagens alternativas e criativas para encontros de jovens. Seis locais de teste estão sendo monitorados intensamente. A abordagem é participativa: os jovens e os parceiros locais determinam não só as necessidades, mas também as formas de encontro. Este apoio personalizado, organizado pelo Cultural Land Office, destina-se a ajudá-lo a aprender competências específicas, que ao mesmo tempo estabelecem as bases para a ação democrática e o pensamento empreendedor. A Fundação Drosos está particularmente empenhada em apoiar adolescentes e jovens adultos desfavorecidos.

Para além do próprio objetivo do projeto, a iniciativa visa promover o intercâmbio e o networking entre os municípios participantes e outras instituições. Uma preocupação importante, que também está no contexto do Erasmus+ Juventude, é a participação ativa dos jovens no que está a acontecer na sociedade. O objectivo é oferecer aos jovens a oportunidade de se envolverem nas decisões e de ajudarem a moldar o seu ambiente. A importância destas iniciativas não pode ser subestimada, porque só através da participação activa será fortalecida a consciência democrática da geração jovem.

No geral, o projeto promete muito: ideias criativas, participação ativa e um pouco mais de responsabilidade para os jovens. Numa altura em que o alcance e o acesso aos serviços são muitas vezes difíceis para os jovens, este projecto representa um passo positivo em direcção a uma comunidade vibrante.