Julgamento de contrabando em Pasewalk: diz-se que jovem de 24 anos contrabandeou 20 refugiados

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Tribunal distrital de Pasewalk ouve julgamento de contrabando: diz-se que um jovem de 24 anos transportou ilegalmente 20 migrantes para a fronteira.

Amtsgericht Pasewalk verhandelt Schleuser-Prozess: 24-Jähriger soll 20 Migranten illegal zur Grenze transportiert haben.
Tribunal distrital de Pasewalk ouve julgamento de contrabando: diz-se que um jovem de 24 anos transportou ilegalmente 20 migrantes para a fronteira.

Julgamento de contrabando em Pasewalk: diz-se que jovem de 24 anos contrabandeou 20 refugiados

Um julgamento notável está atualmente em curso no Tribunal Distrital de Pasewalk (Pomerânia Ocidental-Greifswald), que investiga profundamente as maquinações do contrabando de seres humanos. O caso diz respeito a um sírio de 24 anos que já foi condenado por contrabando ilegal na Polónia. Alto Correio do Norte Em 7 de outubro de 2023, o arguido dirigiu-se até à fronteira alemã com cerca de 20 refugiados numa carrinha fechada. A situação era crítica: os refugiados não tinham segurança e ficavam amontoados na traseira do veículo durante horas.

A Polícia Federal finalmente conseguiu rastrear os migrantes enquanto eles cruzavam a fronteira a pé perto de Grambow. Curiosamente, a maioria dos refugiados são sírios que queriam viajar para a Alemanha através da rota dos Balcãs. Pagaram enormes somas de cerca de 3.000 euros por pessoa ao contrabandista. Uma testemunha de 19 anos que estava na van só conseguia se lembrar vagamente de muitos detalhes e acabou tendo que ser levada a julgamento pela polícia. O julgamento permanece aberto porque outra testemunha, cujo depoimento poderá ser crucial para o caso, não poderá ser ouvida até ao final de Novembro.

Aumentando investigações e veredictos

O juiz Fleckenstein, que preside o julgamento, já teve experiência com casos semelhantes no passado. Um letão de 56 anos foi recentemente condenado a dois anos e quatro meses de prisão, enquanto um contrabandista da Moldávia foi condenado a um ano e dez meses de prisão. A Polícia Federal também relata um aumento nas apreensões na fronteira, mesmo que o número de migrantes contrabandeados esteja a diminuir globalmente. Em Novembro, 22 refugiados da Somália, Eritreia e Etiópia tiveram de ser transportados num camião baú em condições extremamente duras, alguns deles durante mais de 30 horas. Também aqui foram cobrados cerca de 1.800 euros por pessoa pelo contrabando, mais outros 500 euros por uma viagem direta a Berlim.

Os incidentes na fronteira mostram que o contrabando de pessoas é um problema sério e generalizado. Os motivados que se encontram em mãos tão perigosas estão muitas vezes desesperados por uma vida melhor. Enquanto o Judiciário tenta controlar tudo, a situação no local continua tensa.

Os depoimentos da testemunha desaparecida continuarão sendo aguardados até a próxima audiência. O veredicto poderá ter consequências de longo alcance para as pessoas afectadas que dependiam da ajuda de contrabandistas para escapar.