Migrante do Congo inspira apoiantes da AfD em Ribnitz-Damgarten!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Comícios políticos em Ribnitz-Damgarten em 6 de outubro de 2025: AfD e contraprotestos mostram tensões na Pomerânia Ocidental-Rügen.

Politische Kundgebungen in Ribnitz-Damgarten am 6. Oktober 2025: AfD und Gegenproteste zeigen Spannungen in Vorpommern-Rügen.
Comícios políticos em Ribnitz-Damgarten em 6 de outubro de 2025: AfD e contraprotestos mostram tensões na Pomerânia Ocidental-Rügen.

Migrante do Congo inspira apoiantes da AfD em Ribnitz-Damgarten!

Na noite de 6 de outubro de 2025, a praça do mercado em Ribnitz-Damgarten atraiu numerosos cidadãos empenhados que participaram em dois eventos políticos. Enquanto a AfD realizava um comício em frente à Câmara Municipal, cerca de 150 pessoas reuniram-se no canto oposto para apoiar a iniciativa “Ribnitz-Damgarten permanece colorido”. Esta associação recebe o apoio do SPD, dos Verdes e da Esquerda e opõe-se claramente às tendências extremistas de direita. De acordo com [Mar Báltico Jornal](https://www.ostsee-zeitung.de/lokales/vorpommern-ruegen/ribnitz-damgarten/ribnitz-damgarten-mi grant-aus-dem-kongo-brings-afd-anhaenger-zum-jubeln-WDSSR5SGS5GUNL7ZAVJWV2IYAQ.html?outputType=valid_amp) O clima entre os acampamentos era pacífico, enquanto a polícia estava presente com viaturas para evitar possíveis confrontos.

A AfD, liderada por Maik Waack, invocou sentimentos patrióticos nos seus discursos e apelou à “tomada de volta do nosso país”. Esses slogans são particularmente populares entre os seus apoiantes durante as campanhas eleitorais. Ainda assim, os oradores não ofereceram soluções concretas para os problemas económicos prementes da região. Andreas Grebner, membro do “Ribnitz-Damgarten permanece colorido”, relatou declarações condescendentes feitas por Waack contra o Ostsee-Zeitung e Angela Merkel.

Local com experiência internacional

Uma particularidade do evento foi a presença do principal orador da AfD, Serge Menga. Nascido no Congo e na Alemanha há mais de 30 anos, elogiou os valores do país, mas também expressou duras críticas aos migrantes delinquentes. Mostrou compreensão pela situação dos refugiados e enfatizou a importância da liberdade religiosa. Durante o discurso de Menga, o público gritou “Alemanha!”, reforçando o clima nacionalista e encantando o público atento.

Outros grupos de extrema direita também se formaram no passado recente. Paralelamente ao comício da AfD, o “Fórum de Cidadãos Ribbnitz-Damgarten” organizou um encontro sob o lema “Unidade, Justiça, Liberdade – Juntos pela Alemanha”. Este grupo não está isento de problemas, pois é conhecido pelas suas ligações ao movimento identitário e ao movimento de protesto PEGIDA, que se tornou popular durante as medidas Corona. Katapult MV relata a presença de membros proeminentes como Lutz Bachmann e Dario Seifert, todos os quais seguem uma agenda clara e representam posições radicais.

Resistência social

Dado o número crescente de tais eventos, as alianças da sociedade civil estão a tomar medidas para combater as ideias de extrema direita. Em 11 de maio de 2025, em muitas cidades da Alemanha, o slogan “Chega de desculpas!” demonstrado. Estas manifestações são uma resposta à suposta ameaça da AfD, que, segundo o Gabinete Federal para a Protecção da Constituição, é considerada “certamente extremista de direita”. ZDF enfatiza que muitas pessoas não aceitam mais esse perigo e exigem procedimentos para proibir o partido. Em grandes cidades como Berlim e Munique, dezenas de milhares de cidadãos estão a mobilizar-se para levantar a voz contra o extremismo emergente.

As tensões políticas em Ribnitz-Damgarten reflectem assim uma tendência mais ampla que pode ser observada não só na região, mas em todo o país. Novos desenvolvimentos e a resposta da sociedade civil serão cruciais para o sucesso ou o fracasso de tais movimentos. Resta saber como o debate sobre a AfD e a sua influência na sociedade continuará.