Filhotes de cegonha branca em MV: números alarmantes para 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental haverá menos crias de cegonha-branca em 2025 devido à seca e à falta de alimentos.

In Mecklenburg-Vorpommern gibt es 2025 weniger Weißstorch-Nachwuchs aufgrund von Trockenheit und Nahrungsmangel.
Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental haverá menos crias de cegonha-branca em 2025 devido à seca e à falta de alimentos.

Filhotes de cegonha branca em MV: números alarmantes para 2025!

As cegonhas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental enfrentam mais uma vez grandes desafios. Este ano, a situação das cegonhas-brancas deteriorou-se dramaticamente no que diz respeito à criação dos seus filhotes. Embora normalmente ponham de quatro a cinco ovos, este ano apenas um ou dois filhotes por ninho viram a luz do dia. Uma razão para isto pode ser a falta de ratos e minhocas durante a fase crítica de criação. NDR relatado.

O que é particularmente digno de nota é que este ano as cegonhas regressaram a Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental na segunda semana de Fevereiro. Mas a longa seca ocorreu entre janeiro e maio, o que tornou muito mais difícil a alimentação dos pais. Apesar de uma primeira exceção positiva em 2024, os números preliminares mostram que não há recuperação do stock. Os resultados finais não são esperados até outubro.

Pares reprodutores e animais jovens

Stefan Kroll, chefe do grupo de trabalho estatal para a protecção da cegonha branca na NABU, pede ao público que denuncie cegonhas feridas, que são carinhosamente conhecidas como “pilotos de ruptura”. Ele também aconselha fornecer tigelas de água em dias quentes para ajudar as cegonhas.

Uma olhada no desenvolvimento do estoque

Os estudos abrangentes sobre o desenvolvimento populacional da cegonha-branca remontam a 1934. A distribuição destas majestosas aves estende-se pelo Norte de África, Europa e Ásia, com principais áreas de reprodução na Polónia, Alsácia e sudoeste de França. Curiosamente, o número de cegonhas brancas na Alemanha aumentou de cerca de 9.000 casais reprodutores em 1934 para mais de 7.500 casais reprodutores em 2019. Assim, as cegonhas têm certamente as suas dificuldades, mas também progrediram na sua população, pelo que a atenção social às espécies e à conservação da natureza não deve diminuir, como é o caso NABU explicou.

Globalmente, mostra que embora a época reprodutiva deste ano seja caracterizada por dificuldades, a atenção e o apoio da população ainda podem ser de grande importância para a sobrevivência das cegonhas. Somente com um esforço conjunto essas aves fascinantes poderão garantir seu suprimento de alimentos para que possam continuar a exibir suas majestosas habilidades de vôo no céu.