Treinamento da IA: Como os ratos nos fazem ver com a robótica!
Treinamento da IA: Como os ratos nos fazem ver com a robótica!
Technische Universität München, 80333 München, Deutschland - Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM) fizeram um progresso significativo no campo da inteligência artificial (IA). Você descobriu que as redes neuronais artificiais, que são treinadas com dados biológicos do desenvolvimento precoce do senso de visão, desenvolvem uma capacidade aprimorada de prever movimentos. Isso não é apenas importante para humanos e animais, mas também para aplicações em robótica e condução autônoma. Os resultados da pesquisa mostram que o treinamento das redes neurais pode ser otimizado por um programa preventivo realizado na retina antes do nascimento.
O treinamento preventivo que ocorre nos vertebrados antes de abrir os olhos consiste em padrões de atividade espontânea. Essa atividade espalha ondulado no tecido nervoso do olho e coordena a troca precoce da retina com o sistema visual do cérebro. Como Julyjana Gjorgjieva, professor de neurociências computacionais da TUM, explica, esse conceito de treinamento natural pode ter levado a redes neuronais artificiais funcionam com mais eficiência porque estão preparadas para um cenário desde o início.
A conexão de AI e robótica
Os resultados desta pesquisa são particularmente relevantes no contexto da robótica, onde a IA está cada vez mais garantindo mais flexibilidade e adaptabilidade. No passado, os robôs eram máquinas rígidas que executavam apenas tarefas pré -programadas. Graças ao progresso da IA, os robôs agora podem ver, sentir e reagir às mudanças em seu ambiente. Isso tem efeitos de alcance de longe em diferentes áreas de aplicação da robótica, como na robótica de produção e serviço industrial.
Na robótica industrial, são usados sistemas de processamento de imagens baseados em IA, que permitem o controle de qualidade e podem reconhecer erros. A manutenção preditiva também ajuda a identificar possíveis falhas em um estágio inicial. O planejamento do movimento e a prevenção da colisão em tempo real também são cruciais, especialmente para a colaboração humana-robô. Isso leva a uma melhoria significativa na eficiência e segurança na produção.
Variedade de usos possíveis
As aplicações da IA na robótica de serviço são diversas. Isso inclui robôs domésticos, como aspiradores de pó e grama robótica, que são cada vez mais confiados a novas tarefas. O robô assume tarefas de serviço no setor de hospitalidade, enquanto no medicamento há suporte de robô para diagnósticos e cuidados. Robôs autônomos também são usados na agricultura para editar com eficiência campos.
O futuro da robótica também é moldado por desenvolvimentos como a Avançada Machine Intelligence (AMI). Especialistas como Yann Lecun von meta enfatizam a necessidade de desenvolver modelos mundiais, a fim de permitir que as máquinas uma compreensão mais profunda de seus arredores. Aqui estão um grande potencial e vários desafios, como esclarecer os papéis da IA e a inteligência humana que precisam ser cobertos.
No geral, os desenvolvimentos atuais mostram que a IA oferece grandes oportunidades para a robótica, mas também levanta o consumo de recursos e as questões éticas. É claro para os pesquisadores de tumores: o treinamento inovador para redes neurais pode ser a chave para promover ainda mais a integração da inteligência artificial em novas tecnologias.
Para obter mais informações sobre este tópico emocionante, visite os artigos de tum "https://robotikverband.de/kuenstlich-intelligenz-in-der-robotik/"> robotikverband
Details | |
---|---|
Ort | Technische Universität München, 80333 München, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)