Muldalbahn: Colditz e Rochlitz lutam pelo retorno dos trens!

Muldalbahn: Colditz e Rochlitz lutam pelo retorno dos trens!

Colditz, Deutschland - A discussão sobre a reativação do Muldalbahn deficiente entre Colditz e Rochlitz aumenta a velocidade. Hoje, em 5 de junho de 2025, fica claro que os prefeitos regionais e os municípios preocupados defendem veementemente a expansão da linha ferroviária. O último trem dirigiu há 25 anos e, desde então, as duas cidades sofreram com a ausência de uma conexão rápida. Uma opinião de especialista recentemente encomendada sobre a economia da reativação é pouco antes do final, mas na família Saxon 2025/26 não há fundos planejados para a construção ferroviária.

A frustração entre os moradores é ótima. O prefeito Robert Zillmann, de Colditz, vê a conexão S-Bahn com Leipzig, planejada entre Grimma e Döbeln a partir de dezembro de 2026, como indispensável para a região. Seu colega, o prefeito de Rochlitz, Frank Dehne, enfatiza a importância de boas conexões ferroviárias para o desenvolvimento urbano e avisa os custos crescentes através da negligência da infraestrutura.

Demandas e iniciativas políticas

Os políticos dos verdes estão pedindo recursos financeiros adicionais para a reativação, especificamente, propõem um aumento de 10 milhões de euros. Como parte de uma ampla iniciativa, o ministro dos Transportes, Martin Dulig, e o porta -voz da política de trânsito para as facções da coalizão em agosto de 2021 decidiram examinar várias linhas ferroviárias saxônicas quanto à sua capacidade de ativação, a fim de criar condições para possíveis subsídios federais. Estes agora são examinados de forma abrangente.

como medienservice.sachsen.de Relatados, foram realizadas numerosas análises potenciais, o que também afeta outras rotas. Os custos e o uso esperado para várias rotas foram analisados. Por exemplo, a reativação da rota Marienberg-Pockau-Lengefeld custa cerca de 15 milhões de euros, enquanto a conexão com os custos Beucha-Brandis-Trebsen de cerca de 32 milhões de euros pode ser esperada.

Desafios para regiões rurais

A atenção das autoridades está atualmente na rota Döbeln-Meißen, para a qual um contrato de planejamento já foi concluído com o Nossen-Riesaer Eisenbahn-Compagnie GmbH. Os custos de investimento de cerca de 1,7 milhão de euros foram aprovados pelo estado livre da Saxônia para medidas de conservação preparatória, a fim de restaurar a rota para o tráfego ferroviário. O trabalho de construção deve ser concluído até 2024.

O desenvolvimento em conexão com o Muldentalbahn faz parte de um plano maior para reencenar as rotas desativadas na Saxônia, em que o desafio consiste na falta de demanda da população. Este problema é abordado por l- L-.De.

No geral, é um desenvolvimento emocionante que não apenas afeta os atores regionais, mas também envolve o planejamento abrangente do governo. Os milhares de assinaturas coletaram a reativação da Ferrovia Muldental testemunham um amplo interesse público que os políticos regionais precisam suportar nos debates do Parlamento do Estado.

Details
OrtColditz, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)