Carl-Orff-Realschule: O carro solar mostra o futuro da mobilidade!
Carl-Orff-Realschule: O carro solar mostra o futuro da mobilidade!
Bad Dürkheim, Deutschland - O primeiro "SolarCars+ Challenge" no Rhineland-Palatinate ocorreu em 3 de junho de 2025 em Bad Dürkheim. O Carl-Orff Realschule entrou na competição como uma das escolas participantes, caracterizada pela promoção da energia solar e da educação técnica. O gerente de projeto Mathias Peter e o patrocinador Ralf Baier são figuras centrais que apóiam o compromisso da escola. A competição é realizada pelo Instituto Estadual Pedagógico da Renânia-Palatinato e tem o objetivo de motivar os alunos a construir e otimizar seus próprios veículos solares.
Cinco escolas das cidades de Neuwied, Trier, Bad Dürkheim, Germersheim e Bad Bergzabern estão envolvidas nesta fase piloto da competição de desafio Solarcar. Esta rodada inicial faz parte de um plano maior para levar ao programa escolar do próximo ano letivo 2025/26. As descobertas da fase piloto fluirão para um planejamento adicional, a fim de melhorar e adaptar ainda mais o conceito. As inscrições para participação serão publicadas na segunda metade do ano letivo de 2024/25, acompanhadas pelas informações necessárias sobre o aplicativo.
Elementos e objetivos competitivos
No contexto da competição, os alunos das classes de 5 a 10 carros solares devem projetar essa pontuação não apenas em velocidade, mas também no uso preciso e eficiente da energia solar. Um sistema modular integrado permite que os alunos tenham conceitos e designs individuais. É feita uma distinção entre "Kit Class" e "Classe Open", pela qual as equipes de classe aberta permitem que as equipes desenvolvam seus próprios conceitos e desenvolvam ainda mais veículos existentes.
Uma variedade de critérios de avaliação que também levam em consideração a criatividade dos veículos devem ser atendidos. Os alunos não devem apenas desafiar essas abordagens em nível técnico, mas também estimularem de forma criativa e obtê -las para futuras profissões em engenharia. O apoio aos professores é fornecido por eventos de presença e visitas individuais a escolares, que destinam -se a fortalecer o acompanhamento pedagógico nas escolas.
Sustentabilidade na educação
A competição está no contexto de crescente preocupação com as mudanças climáticas, especialmente em jovens, de mãos dadas. De acordo com solarbildung.org , quase metade dos jovens entre 14 e 29 anos estão preocupados com os efeitos das mudanças climáticas. Com a abordagem de integrar a sustentabilidade nas aulas, é feita uma tentativa de transformar o desmaio em confiança e coragem e permitir que os alunos trabalhem ativamente em seu futuro energético.
O projeto não deve apenas transmitir entendimento técnico, mas também promover maneiras de pensar sustentáveis. Com materiais de aprendizagem adequados destinados a diferentes faixas etárias, o tópico da energia solar é pesquisado e tornado tangível. Essa abordagem de ensino global incentiva todos os alunos e não apenas aqueles que estão entusiasmados com os assuntos da hortelã a lidar com questões ambientais e de tecnologia.
Details | |
---|---|
Ort | Bad Dürkheim, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)