80 anos de paz: grande aniversário da guerra Requiem em Colônia!
80 anos de paz: grande aniversário da guerra Requiem em Colônia!
Em 26 de maio de 2025, um desempenho significativo do "Requiem de Guerra" de Benjamin Britten ocorreu na Filarmônica de Colônia. Essa encenação foi organizada por ocasião do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e empacotou as vozes de vários coros, incluindo o coral de Colônia, o coro da câmara de Rhenish, o coral das meninas da Catedral de Colônia, bem como a Lewisham Choral Society e o Hackney Singers. Um total de cerca de 170 cantores formaram o coro geral e criaram uma atmosfera em movimento.Originalmente "Requiem de Guerra" foi estreado em 1962 para a inauguração da Catedral Moderna de Coventry. Esta catedral fica diretamente em frente à ruína da catedral gótica, que foi destruída por bombardeiros alemães durante a Segunda Guerra Mundial em 1940. Britten queria enviar uma mensagem de paz e reconciliação com seu trabalho e enviar morte tematizada, destruição e solicitar "nunca mais uma guerra".
Composição única com uma mensagem profunda
"War Requiem" combina passagens da liturgia latina com poemas do poeta britânico Wilfred Owen, que experimentou os horrores da Primeira Guerra Mundial e caiu pouco antes do cessar -fogo. As contribuições de Owen refletem o horror da guerra e os destinos humanos que se escondem nela. Britten, ele mesmo pacifista e recusa em fazer guerra, foi inspirado por esses meios e explicou que uma mensagem central de seu trabalho não era matar, mesmo que você seja tratado injustamente. Isso fica claro através dos textos impressionantes e do design musical em "War Requiem".
O desempenho em Colônia não apenas mostrou os desafios da adaptação musical, mas também os contrastes dinâmicos que as marcas de composição de Britten. O coro e a orquestra, bem como a soprano Agnes Lipka, transmitiram cenas de massa e o sentimento de humano, enquanto o tenor Markus Franke e o Bariton Thomas Laske expressaram destinos individuais através de seu desempenho. Um conjunto separado com quinteto de corda e vento, bem como harpa, sob a direção do condutor Dan Ludford-Thomas, forneceu contrastes musicais interessantes.
Intensidade emocional e relevância cultural
As linhas de baixo escuro acompanharam os ativos iniciais para a eterna calma e paz, enquanto o coral de meninas sob a direção de Oliver Sperling transportou esperança com suas vozes brilhantes. Destaques como a peça "This Irae" se transformaram em música de guerra, acompanhados por fanfarrões poderosos de buzina e trompete. No "santus", uma mistura de som celestial e terrestre soou, reforçada por instrumentos de impacto metálico.
"requiem de guerra" termina em um tom principal e deixa espaço para uma mensagem de esperança que obtém urgência especial em vista das guerras atuais em diferentes países, como a Ucrânia, a faixa de Gaza e o Iêmen. Esses tópicos mostram que a obra -prima de Britten é atemporal e presente.
Os grandes aplausos dos espectadores da Filarmônica de Colônia reconheceu o excelente desempenho de todos os envolvidos e ilustrou novamente a importância cultural do "requie de guerra" de Britten, que foi percebido não apenas como um desafio musical ao longo dos anos, mas também como uma acusação urgente contra o barbárie da humanidade.
"requiem de guerra" é considerado a obra -prima de Britten, que uniu elementos tradicionais e modernos e já foi incluída no Registro Nacional de Gravação da Biblioteca do Congresso em 2019. Continua sendo um trabalho indispensável que não apenas documenta o horror de guerras passadas, mas também estimula um discurso contemporâneo sobre a paz.
kölner stadt-anzeiger href = "https://en.wikipedia.org/wiki/war_requiem"> wikipedia , dw
Details | |
---|---|
Ort | Coventry, England |
Quellen |
Kommentare (0)