Dinheiro tributário na disputa: os governos federal e estadual lutam por alívio!
Dinheiro tributário na disputa: os governos federal e estadual lutam por alívio!
Sachsen, Deutschland - O governo federal planeja um pacote abrangente de ajuda fiscal para empresas que se reúnem com amplo apoio dos 16 estados federais. No entanto, os estados federais estão pedindo uma compensação financeira para as falhas de ganhos esperados que podem surgir das medidas. Isso foi do Ostsee-zeitung relatado.
O primeiro -ministro Michael Kretschmer (CDU) e Olaf Lies (SPD) enfatizaram que as reformas são do interesse comum, mas também enfrentam desafios financeiros. As mentiras descreveram o pacote como um "impulsionador de investimento" e sublinhou a necessidade de trabalhar juntos em soluções. Para lidar com esses desafios, um pequeno grupo de trabalho do país é desenvolver soluções até a próxima conferência do primeiro -ministro em 18 de junho. O pacote final poderá ser votado no Conselho Federal em 11 de julho, se um acordo for alcançado.
Escopo de alívio de impostos
O pacote de alívio planejado inclui uma melhor depreciação fiscal para as empresas também uma redução do imposto corporativo de 2028. Essas reformas foram avaliadas positivamente por especialistas como Tobias Hentze do Instituto de Colônia da economia alemã, em particular a depreciação degressiva que cria incentivos para investimentos anteriores. No entanto, Hentze alertou que o efeito positivo não poderia ser permanente. At the moment, the tax burden on corporate profits in Germany is about six percentage points above the OECD average and nine points above the EU average, which underlines the urgency for adjustments, according to Spiegel
Manuela Schwesig (SPD), no entanto, apontou que apenas um terço dos 48 bilhões de euros deve ser financiado pelo governo federal. Os dois terços restantes caem nos países e municípios, o que desencadeia preocupações nos países. Kretschmer estimou a carga financeira do pacote em 20 a 25 bilhões de euros.
Efeitos financeiros nos países
O Ministério das Finanças da Turíngia prevê efeitos significativos da benefício fiscal planejado nas finanças do Estado. O Ministro das Finanças Katja Wolf (BSW) espera a seguinte lição em 2026 a 2029:
Wolf também espera efeitos negativos nos municípios, para os quais ainda não existem cálculos específicos. A Associação Municipal e Municipal da Saxônia-Anhalt estima que as perdas nacionais para os municípios sejam de cerca de 13,5 bilhões de euros no período de 2025 a 2029. Esses desafios são particularmente agudos, pois os municípios só têm muitos por cento da receita tributária e têm uma parte significativa do alívio, o que poderia trazer muitas dificuldades financeiras.
Kretschmer e outro ministro do Ministro da CDU já dirigiram uma carta ao chanceler Merz, na qual estão pedindo um repensar nas relações financeiras. Apesar desse suporte, existem visões diferentes no SPD, por que dizia que uma declaração por escrito não está planejada enquanto ele deseja apoiar os recursos básicos da abordagem da CDU.
Details | |
---|---|
Ort | Sachsen, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)