Caos no Lötschental: perigo do lago transbordante após o aborto!
Caos no Lötschental: perigo do lago transbordante após o aborto!
Em 28 de maio de 2025, ocorreu um aborto grave na geleira no Lötschental, Canton, de Valais, que levou a situações dramáticas na vila de Blatten, localizada lá. De acordo com relatos de Swabian Os fluxos Lonza Staute. O resultado é um lago perigoso, cujo nível está aumentando continuamente e isso pode transbordar no início da manhã.A situação é avaliada como ameaçadora, porque a enorme água é mantida atrás da barragem. Michael Krautblatter, professor de movimentos de encosta, alerta sobre a possibilidade de ondas de maré ou murgeon quando a barragem quebrar. Nos últimos dias, os edifícios já foram liberados em Blatten e outras aldeias para garantir a segurança dos moradores. Christian Studer, do Departamento de Rodada Natural, experimenta a urgência da situação de perto e afirma as preocupações das autoridades.
Perigos adicionais e prevenção de desastres
As enormes massas de água no lago formadas atrás da barragem não só podiam ameaçar desprezar, mas também outras cidades. De acordo com br é um grande desafio. As imagens de drones provam a destruição no local: muitas casas em Blatten já estão inundadas e estão sob uma camada molhada.
O deputado Beat Rieder descreveu o evento como um desastre do século. Os moradores descrevem a situação dramática, como Daniel Ritler, que relata a destruição total de sua terra natal. Michael Krautblatter dá uma visão positiva de que alguns objetos pessoais podem ser salvos, mas a maioria dos materiais de construção é perdida.
Mudança climática como um gatilho
Especialistas apontam que a mudança climática é um fator desses eventos naturais graves. Mylène Jacquemart, glaciologista da ETH Zurique, descreveu os eventos como imprevisíveis. A mudança climática leva a instabilidades nos Alpes suíços, uma vez que a temperatura média aumentou quase 3 ° C desde o período pré -industrial. Um estudo da WSL mostra que isso aumenta o risco de desastres naturais nos ALPs.
Federico Ferrario, um especialista perigoso natural, explica que muitos riscos passivos nessas regiões são cada vez mais críticos devido às mudanças globais de temperatura e ao derretimento das geleiras. O fim da geleira em 28 de maio não é o primeiro desastre natural na região; Em 18 de maio de 2025, parte do Little Nesthorn caiu no vale, o que indica a instabilidade geral da área.
Em vista da frequência crescente de tais eventos, é essencial o monitoramento a longo prazo dos movimentos do solo e a pesquisa sobre métodos geofísicos de importância essencial para iniciar previsões confiáveis e, se necessário, medidas preventivas. This is secured by the close cooperation between the authorities, companies and research institutions in Switzerland, as well as Swissinfo representarDetails | |
---|---|
Ort | Blatten, Schweiz |
Quellen |
Kommentare (0)