O teste Öko revela: Oito biscoitos de manteiga muito bons-mas um é pobre!
O teste Öko revela: Oito biscoitos de manteiga muito bons-mas um é pobre!
OÖko-Test examinou recentemente a qualidade de 19 produtos de biscoito de manteiga de vários supermercados e discounters e encontrou diferenças consideráveis na poluição. De acordo com os resultados do teste, oito produtos receberam a avaliação "muito boa", sete "boa" e quatro "satisfatórios". No entanto, um produto falhou com o grau de "pobre": o biscoito de manteiga de Wikana Dinkel que excede a diretriz da UE para a substância carcinogênica acrilamida. No geral, o preço dos cookies testados variou entre 1 euros e 3,55 euros por 200 gramas.
acrilamida é um tecido que surge ao aquecer alimentos fortes e é classificado como potencialmente carcinogênico. Os resultados para alguns produtos orgânicos são particularmente críticos: quatro dos oito biscoitos de manteiga orgânica testados, incluindo marcas como Alnatura e Rossmann, também aumentaram os valores de acrilamida. Isso contrasta com os fabricantes convencionais que geralmente usam a enzima asparaginase para impedir a formação de acrilamida. Como os produtos orgânicos não podem usar de acordo com os regulamentos dessa enzima, eles têm um risco maior de exceder os valores perigosos.
Qualidade dos produtos testados
As marcas mais bem testadas incluíram o biscoito Covo Butter de Penny e as Butterkeks Sondey da Lidl, ambas com "muito bom". Outro ponto positivo foi que nenhum resíduo de pesticidas foi detectado em todos os biscoitos orgânicos. Por outro lado, os testadores encontraram pelo menos uma pista de pesticidas em todos os onze produtos convencionais. Resíduos particularmente questionáveis, como deltametrina e glifosato, foram encontrados em alguns biscoitos convencionais.
- Os produtos testados receberam as seguintes análises:
- "muito bom": covo manteiga biscoito, dmbio soletrado biscoito de manteiga
- "Bom": algumas marcas sem nomeação específica
- "Satisfatório": Leibniz Original Mutter Biscoit de Bahlsen
- "Pobre": Wikana Dinkel Mutter Biscuit
Consciência e riscos do consumidor
Os consumidores alemães estão bem informados sobre os perigos potenciais da acrilamida nos alimentos. Estudos do Instituto Federal de Avaliação de Riscos (BFR) mostram que muitas pessoas conhecem o risco, mas apenas 30-40% realmente mudam seu comportamento para reduzir o risco. Mesmo que a acrilamida não seja considerada uma ameaça imediata à saúde, os consumidores classificam outros riscos, como perigos microbiológicos e pesticidas, do que significativamente mais perigosos.
As contradições nas informações da mídia dificultam os consumidores a avaliar corretamente os riscos. Muitos querem informações claras e confiáveis para poder melhorar suas decisões. O BFR planeja publicar os resultados de seus estudos sobre a percepção de risco de acrilamida em sua página inicial, a fim de esclarecer ainda mais o público e minimizar informações incertas.
No geral, a análise ecológica dos biscoitos de manteiga não apenas mostra a ampla gama de qualidade do produto, mas também ilustra a necessidade de informações abrangentes sobre os riscos de acrilamida nos alimentos. Os consumidores devem estar cientes de qual produto eles escolhem e quais poluentes em potencial podem conter.
Os resultados completos dos testes e informações adicionais podem ser encontradas nos relatórios de rushr2" "https://www.zdfheute.de/ratgeber/oeko-torbutterkekse-bio-acrylamid-pestizid-100.html"> zdf hoje . "https://www.bfr.bund.de/presseinformation/acrylamid-in-zunstitteln-das-kas--riskoo-a-ihr-halt-aber-kaum/"> bfr
Details | |
---|---|
Ort | Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)