O campeão olímpico Khelif excluído: Boxing Association apresenta testes de gênero!
O campeão olímpico Khelif excluído: Boxing Association apresenta testes de gênero!
Eindhoven, Niederlande - Na área de esportes internacionais de boxe, a exclusão do campeão olímpico Imane Khelif da Eindhoven Box Cup oferece uma grande emoção. Khelif, 26 anos, que venceu em Paris nas Olimpíadas de 2024 em 2024, não foi aprovado pela World Boxing Association para participação no torneio, que ocorre de 5 de junho a junho de 2025. Dirk toma o diretor de mídia do torneio, se arrepende de exclusão e deixa claro que a decisão não foi tomada pelos organizadores. Em vez disso, é uma conseqüência direta dos novos regulamentos da associação, que proíbem a participação de Khelif sem um gênero genético.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o World Boxing disseram que Khelif deve participar apenas de eventos adicionais após concluir esse teste. Este regulamento foi introduzido em 2 de junho de 2025 e faz parte de um esforço mais abrangente para garantir a segurança e a criação das mesmas condições competitivas para todos os atletas no boxe, como o boxe mundial enfatiza. Khelif não é o único atleta afetado por esses novos testes; Lin Yu-Ting de Taiwan também foi excluído devido a testes de gênero no passado, que o COI criticou como uma decisão arbitrária.
Crítica e desculpas
A controvérsia em torno dos testes de gênero e a exclusão de Khelif desencadearam uma forte reação pública. O prefeito Jeroen Dijsselbloem von Eindhoven criticou fortemente a exclusão e pediu um convite para Khelif para o evento. Além disso, o World Boxing já pediu desculpas, especialmente por nomear os nomes de Khelif em uma mensagem pública sobre os testes de gênero. O presidente do boxe mundial, Boris van der Vorst, admitiu que a privacidade de Khelif deveria ter sido mantida.
O novo regulamento que prescreve que todos os atletas com mais de 18 anos precisam concluir um teste genético de PCR para determinar o nascimento do nascimento e a autorização da concorrência faz parte de um plano mais extenso que é implementado pelo boxe mundial após a aceitação da associação pelo COI em 2025 de fevereiro. Esses testes não são apenas relevantes para Khelif, mas também afetam todos os atletas. Nesses testes, métodos como esfregaço nasal ou oral, saliva ou amostragem de sangue são usados para determinar geneticamente o gênero.
Efeitos na visão olímpica
O COI assumiu a responsabilidade pela organização das competições de boxe dos próximos Jogos Olímpicos em Paris 2024 e Los Angeles 2028, depois de suspender a International Boxing Association (IBA). O presidente do COI, Thomas Bach, enfatiza que as caixas devem permanecer parte do programa olímpico, mas apenas com um parceiro confiável. Este tópico influenciará significativamente a participação futura e a competitividade de atletas como Khelif.
Khelif também é o foco de um discurso complexo em gênero, identidade e justiça no esporte. Sua situação mostra o quanto é importante garantir que os regulamentos garantem a segurança dos concorrentes e respeitem seus direitos. Sem dúvida, o caso será o começo de intensivos debates sobre os direitos e privacidade dos atletas no esporte internacional.
Para mais detalhes sobre os antecedentes e desenvolvimentos atuais, o artigo de sportschau Para ser observado
Details | |
---|---|
Ort | Eindhoven, Niederlande |
Quellen |
Kommentare (0)