Sistema médico principal: nova esperança para pacientes ou práticas sobrecarregadas?

Sistema médico principal: nova esperança para pacientes ou práticas sobrecarregadas?

Leipzig, Deutschland - Os planos recentes para a coalizão introduzir um sistema médico primário na Alemanha garantem reações diferentes na comunidade médica. De acordo com Kölner Stadt-anzeiger O Ministro da Saúde Federal Nina Warken apresentou os planos no Dia Médico Alemão em Leipzig e apresentou o sistema de ligação, que deve ser iniciado por clínicos gerais.

O sistema médico principal fornece que os pacientes param primeiro pelo médico da família antes de serem transferidos para especialistas. No entanto, oftalmologistas, ginecologistas e dentistas são excluídos deste regulamento. Soluções separadas devem ser criadas para pacientes gravemente doentes. Warken enfatiza que o objetivo é estabelecer a prática familiar como o primeiro ponto de contato e acelerar a nomeação para especialistas.

Apoio e preocupações

O presidente da Associação Nacional de Médicos Estatutários de Seguro de Saúde, Andreas Gassen, é positivo sobre o modelo, especialmente para pacientes com mais de 50 anos. Ele vê a necessidade de uma mão ordenada para pacientes multimórbidos. Nicola Buhlinger-Göpfarth, sua contraparte da Associação Geral de Pacto, apóia o conceito e fala de um aumento no número de pacientes por prática familiar em 2 a 5 pacientes todos os dias.

Janosch Dahmen, especialista em saúde dos Verdes, também é para a introdução, mas exige apoio a profissionais gerais, por exemplo, por meio de somas e gerenciamento de consultas digitais. Ele alerta sobre um possível sublinhamento nas áreas rurais se nenhuma soluções viáveis ​​forem encontradas. Além disso, Eugen Brysch, da Fundação Alemã de Proteção ao Paciente, indica a alta multimorbidade de mais de 65 anos e expressa preocupações sobre a sobrecarga de práticas familiares.

Objetivos e desafios

O sistema médico principal deve não apenas melhorar a eficiência do sistema de saúde, mas também reduzir as obrigações de burocracia e documentação para os profissionais gerais. Essa idéia também é apoiada pela Federal Medical Association, que, no entanto, indica possíveis desafios, especialmente correndo o risco de coordenação inadequada de tratamento, o que pode resultar de uma rápida nomeação. A aviso leva em consideração que a reforma não pode ser implementada imediatamente e sem outros encargos.

Outro aspecto do novo sistema é a introdução de um sistema de semáforo para transferências que devem marcar a urgência de uma consulta. Ainda não está claro como será o alívio real das práticas familiares, especialmente em vista dos custos crescentes em saúde estatutária e seguro de assistência a longo prazo.

O sistema médico principal tem o potencial de levar a uma oferta mais rápida e eficiente a longo prazo. Atualmente, mais de 10 milhões de pessoas estão participando do programa "House -Department", que oferece estruturas comparáveis. Os pacientes devem continuar a ter a oportunidade de obter segundas opiniões ou ir diretamente a especialistas em doenças crônicas. No entanto, a reforma enfrenta o desafio de implementar essas abordagens positivas sem estar sobrecarregada.

Para muitos, fica claro que a maneira de melhorar as soluções de saúde é complexa. Resta ver como serão as implementações exatas e quais efeitos você terá no atendimento ao paciente. tagesschau e Reformacys umschau Relatório

Details
OrtLeipzig, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)