O Reno luta contra os diferentes preços da eletricidade: unidade para toda a Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 15 de agosto de 2025, a Renânia do Norte-Vestfália exige preços de eletricidade mais baixos, enquanto o primeiro-ministro do Reno é a favor de preços uniformes para a Alemanha.

Am 15.08.2025 verlangt Nordrhein-Westfalen niedrigere Strompreise, während Ministerpräsident Rhein einheitliche Preise für Deutschland befürwortet.
Em 15 de agosto de 2025, a Renânia do Norte-Vestfália exige preços de eletricidade mais baixos, enquanto o primeiro-ministro do Reno é a favor de preços uniformes para a Alemanha.

O Reno luta contra os diferentes preços da eletricidade: unidade para toda a Alemanha!

No actual debate sobre os preços da electricidade na Alemanha, o Primeiro-Ministro Boris Rhein (CDU) assumiu uma posição clara. Enquanto os estados do norte da Alemanha pressionam por diferentes zonas de preços de electricidade, Rhein não vê futuro nesta proposta. Ele sublinha que um preço uniforme da electricidade para todas as regiões alemãs não só cria oportunidades iguais para cidadãos e empresas de Flensburg a Friburgo, mas é também uma pedra angular para o desenvolvimento económico. “As empresas precisam de energia acessível para fornecer os seus serviços”, disse Rhein numa entrevista recente. Isto é particularmente importante para garantir a estabilidade económica em Hesse e além, relata ffh.de.

Atualmente, aplica-se um preço uniforme de troca de eletricidade a todos os produtores e consumidores na Alemanha. Isto poderá mudar, no entanto, porque uma reforma da estrutura de preços poderá levar a custos de electricidade mais elevados para os estados federais do sul. A Baviera e Baden-Württemberg, em particular, estão cépticos quanto a tal reforma, que é considerada desvantajosa para os seus consumidores e empresas. Embora a produção de energia eólica tenha aumentado significativamente no norte, é consumida significativamente mais eletricidade no sul. A insuficiente expansão da rede eléctrica para transportar esta energia eólica para os centros industriais do sul torna ainda mais urgente a discussão sobre a estabilidade dos preços.

Preços da eletricidade sob escrutínio

Outro ponto que é frequentemente ignorado na discussão do preço da electricidade são os custos estruturais que os consumidores finais enfrentam. Cerca de 25% da conta de eletricidade é composta por taxas, taxas e impostos governamentais. Estes custos são idênticos para todos os clientes de eletricidade e são cobrados por quilowatt-hora de eletricidade. Em média, estes custos são de quase 13 cêntimos por quilowatt-hora, de acordo com as previsões finanztip.de.

É particularmente relevante a sobretaxa de utilização especial da rede, que aumentará de 0,643 cêntimos/kWh para 1,558 cêntimos/kWh em 2025. Pretende distribuir os custos de forma mais justa entre os estados federais e servir como fonte de financiamento para descontos para empresas intensivas em eletricidade. Estes aumentos poderão alterar permanentemente a estrutura de custos para muitas famílias e empresas.

Impacto económico e perspectivas futuras

Um foco principal também deve ser colocado nas medidas dispendiosas que são necessárias para proteger e estabilizar a rede eléctrica. Estes chamados custos de redespacho estão a aumentar e a colocar pressão sobre a fatura global do fornecimento de energia na Alemanha. Neste contexto, Rhein apela a uma reforma abrangente, a fim de satisfazer tanto as crescentes exigências da transição energética como as necessidades económicas dos estados federais.

A discussão sobre os preços da electricidade revelará certamente outras facetas, uma vez que tanto o comportamento do consumidor como a agenda política trarão mudanças nos próximos anos. Uma coisa é certa: um preço uniforme poderia contribuir para o equilíbrio entre as diferentes localizações económicas na Alemanha, mas ainda está muito longe de ser implementável de uma forma que faça justiça aos interesses de todos os países.