Meyer Burger puxa o freio de emergência: falência para subsidiárias alemãs!
Meyer Burger puxa o freio de emergência: falência para subsidiárias alemãs!
Bitterfeld-Wolfen, Deutschland - O fabricante suíço solar Meyer Burger, hoje, puxou o freio de emergência com suas três subsidiárias alemãs e entrou com pedido de falência. Isso afeta um total de cerca de 600 funcionários nos locais de Bitterfeld-Wolfen e Hohenstein-Instthal. A Meyer Burger Industries em Bitterfeld-Wolfen emprega 331 funcionários, enquanto a Meyer Burger Alemanha emprega 289 funcionários no campo do desenvolvimento de engenharia e tecnologia mecânica em Hohenstein-Instthal. Apesar dos esforços intensivos de renovação, as empresas ainda não foram capazes de estabilizar sua situação financeira. O procedimento para falência agora continua com um administrador preliminar de insolvência legalmente nomeado ( bnn.de .
A decisão de solicitar falência segue uma série de dificuldades financeiras que Meyer Burger experimentou nos últimos meses. Para neutralizar a situação, também foi solicitada uma extensão do prazo para apresentar os números de negócios para 2024. Originalmente, isso estava previsto para 31 de maio. No curso dos desenvolvimentos atuais, a produção de módulos solares no Estado dos EUA do Arizona, que estava em construção, também foi descontinuada. No entanto, as subsidiárias na Suíça e nos Estados Unidos devem permanecer ( bnn.de ).
Trabalho de tempo curto e gargalos de material
Paralelamente aos pedidos de falência, a Meyer Burger introduziu trabalhos de curto prazo na localização de Thalheim em Bitterfeld-Wolfen a partir de 1º de maio de 2025. Essa medida afeta cerca de 300 funcionários que produzem células solares de alto desempenho na operação 24/7. O fator decisivo para a introdução do trabalho de curto tempo é o material temporário, o que também leva a ajustes nos processos de produção no local dos EUA Goodyear, no Arizona. Lá as células solares de Thalheim são processadas em módulos solares. The technical work is carried out in the daily change with module production ( meyerburger.com ).Além disso, existem mais ajustes na equipe para redução de custos. Esse desenvolvimento está no contexto de uma situação geral do mercado que é caracterizada por uma queda na demanda por sistemas fotovoltaicos. Muitas empresas da indústria solar já registraram falência ou tiveram que contratar seus negócios. Isso inclui, por exemplo, Special Sun, Amia Energy e a start-up Zolar, que lançou mais da metade de seus funcionários. O declínio renovado na demanda ocorreu no início de 2024 e continuou o ano todo. A survey among installers also shows that more than two thirds of them have experienced a significant decline in demand ( fr.de ).
Outlook e situação da indústria
A indústria solar e fotovoltaica experimentou um amortecedor em 2024, o que se deve ao aumento dos preços do gás devido à guerra da Ucrânia. No entanto, a transição energética não colocou em risco isso, para que os especialistas do setor permaneçam otimistas a longo prazo. Eles esperam que o mercado se estabilize no meio até o final da década de 2030. Os preços dos módulos solares foram pressionados, especialmente por causa da concorrência com produtos asiáticos mais baratos que representam mais de 94% dos módulos fotovoltaicos disponíveis no mercado alemão ( FR.DE ).
Details | |
---|---|
Ort | Bitterfeld-Wolfen, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)