Primeiro caso suspeito de gripe aviária descoberto em Mansfeld-Südharz!
Caso suspeito de gripe aviária na Saxônia-Anhalt afeta 40.000 galinhas poedeiras; Medidas de contenção estão sendo preparadas.

Primeiro caso suspeito de gripe aviária descoberto em Mansfeld-Südharz!
Na Saxónia-Anhalt, a gripe aviária voltou a ser notícia e o caso suspeito numa exploração avícola no distrito de Mansfeld-Südharz está a causar agitação. Alto MDR A granja afetada possui cerca de 40 mil galinhas poedeiras e este é o primeiro caso identificado em uma granja avícola no estado. Anteriormente, o vírus só havia sido detectado em aves selvagens.
Os preparativos para matar toda a população já estão a todo vapor. O consultório veterinário tem, portanto, a opção de ordenar esta medida sem confirmar a suspeita. O renomado Instituto Friedrich Löffler está atualmente investigando o incidente e, se confirmado, os animais da fazenda deverão ser abatidos. Além disso, será criada uma zona de exclusão com quilômetros de extensão para evitar que o vírus se espalhe ainda mais.
Precauções saudáveis e dever estável
A consequência desta propagação tem as suas consequências, uma vez que os produtos avícolas não podem ser vendidos ou circular num raio de três quilómetros. Além disso, será criada uma zona de observação com raio de 10 quilômetros para manter a situação sob controle. Desde 24 de outubro, os estábulos são obrigatórios em todo o distrito de Mansfeld-Südharz; isto significa que as aves devem ser alojadas em galpões fechados ou em instalações seguras. Muitos agricultores são afetados, com mais de 4.000 criadores de aves.
Infelizmente, os desenvolvimentos não são apenas locais. Alto ZDF A gripe aviária também está a espalhar-se rapidamente noutras partes da Alemanha. Relatórios sobre explorações avícolas em Baden-Württemberg, onde 15.000 animais tiveram de ser abatidos, mostram a gravidade da situação. Os guindastes também foram gravemente afetados – milhares de pessoas já morreram. O que é particularmente alarmante é que a doença animal é generalizada na Alemanha durante todo o ano, mas aumenta com a migração das aves no outono.
O risco para a população
O Instituto Friedrich Loeffler elevou o risco de novos surtos em granjas avícolas para “alto”. Embora nenhum caso de H5N1 tenha sido relatado em humanos até o momento, existe um certo risco de transmissão devido a altas doses de infecção. A população deve, portanto, evitar definitivamente o contacto com aves mortas, a fim de evitar a possível propagação do vírus. Atualmente não há risco particular de doenças graves para o público em geral.
No que diz respeito à luta contra a gripe aviária, vale a pena mencionar que as vacinas contra o vírus não estão actualmente aprovadas na UE. No entanto, em França existem vacinas específicas para aves que já estão a ser utilizadas. Este desafio constante exige uma ação intensiva e uma boa mão para gerir a situação e minimizar os riscos.
No geral, a gripe aviária continua a ser um tema quente que requer a máxima atenção em Colónia e noutros locais. Uma política de informação abrangente e medidas preventivas são agora mais importantes do que nunca para conter a transmissão do vírus e proteger o bem-estar dos animais e das pessoas.