Magdeburg: Os movimentos do Orgulho Europeu são um exemplo de diversidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Magdeburgo acolherá a reunião da EPOA em 2024, um símbolo significativo dos direitos queer e da diversidade na Europa.

Magdeburg wird 2024 Gastgeber der EPOA-Versammlung, ein bedeutendes Zeichen für queere Rechte und Vielfalt in Europa.
Magdeburgo acolherá a reunião da EPOA em 2024, um símbolo significativo dos direitos queer e da diversidade na Europa.

Magdeburg: Os movimentos do Orgulho Europeu são um exemplo de diversidade!

Um evento significativo para a comunidade LGBTQIA+ acontecerá em Magdeburg no próximo ano: de 9 a 11 de outubro de 2024, delegados de 30 países se reunirão para a assembleia geral anual da Associação Europeia de Organizadores do Orgulho (EPOA). Os organizadores do Christopher Street Day em Magdeburg receberam o contrato para este evento, que é visto como um forte sinal político num momento de pressão sobre os direitos queer. Isto é relatado por Welt.

Falko Jentsch, membro do conselho do CSD Magdeburg, sublinha a importância do encontro: “Numa altura em que os direitos queer estão sob ataque, vemos este evento como um forte sinal para a democracia, a diversidade e os direitos humanos”. Isto é particularmente relevante porque há receios de que haja uma mudança para a direita na região no ano das eleições estaduais na Saxónia-Anhalt, que terão lugar em Setembro de 2024. As obstruções repetidamente relatadas aos CDS e a hostilidade para com eventos queer reforçam estas preocupações.

Desenvolvimentos sociais atuais

A situação da comunidade LGBTQIA+ continua desafiadora em todo o mundo. De acordo com um estudo da Ipsos, a Alemanha apresenta ligeiros progressos na aceitação, mas há tensões claras. Por exemplo, 73% dos alemães são a favor da protecção contra a discriminação contra lésbicas, gays e bissexuais. O mesmo se aplica a 70% das pessoas trans*. Apesar destas estatísticas positivas, muitas pessoas LGBT+ sentem-se ameaçadas pelos desenvolvimentos políticos, especialmente tendo em conta os números das sondagens da AfD."

Contudo, nas comparações internacionais, o apoio aos direitos LGBTQIA+ caiu. Apenas 50% dos entrevistados em todo o mundo apoiam orientações sexuais abertas ou identidades de género. O que é particularmente preocupante é que o apoio às marcas amigas da comunidade LGBTQIA+ caiu para 44% – um declínio que também é sentido na indústria multimilionária do Pride.

De volta às raízes: a causa do orgulho de Newark

Orgulho de Newark, Inc. escolhido. Sob a sua liderança, a organização pretende fortalecer a comunidade LGBTQ+ de Newark através de programas que promovam a inclusão e o envolvimento. Blalock vê sua presidência como uma reviravolta emocionante para o Newark Pride e está focado em tomar uma posição clara contra as políticas anti-LGBTQ. A expansão planeada da organização através de novas actividades de angariação de fundos destinadas ao crescimento sustentável será particularmente emocionante.

Os preparativos em Magdeburgo e os acontecimentos em Newark mostram que a comunidade continua activa na luta pelos direitos e pela igualdade. Numa altura em que estas questões estão sob pressão para muitas pessoas em todo o mundo, é mais importante do que nunca que levantemos a nossa voz e nos mantenhamos unidos.