Messe Magdeburg inicia uma ofensiva solar de 95.000 euros para um futuro sustentável!
A feira comercial de Magdeburg está a investir 95.000 euros num sistema fotovoltaico para geração sustentável de eletricidade e modernização.

Messe Magdeburg inicia uma ofensiva solar de 95.000 euros para um futuro sustentável!
Muita coisa está acontecendo em Magdeburg, porque a empresa de feiras e eventos investiu pesadamente: um total de 95.000 euros estão sendo investidos em um novo sistema fotovoltaico no Pavilhão 3. O objetivo? Para cobrir a maior parte da nossa eletricidade precisamos de energia solar. Esta é uma lufada de ar fresco na indústria de eventos, que aposta cada vez mais em soluções sustentáveis. Desta forma, a feira responde às crescentes exigências dos organizadores ambientalmente conscientes e mostra que tem um bom talento para tecnologias verdes.
Para garantir que o sistema seja adaptado com precisão ao consumo real de energia, a tecnologia e o controle analisaram detalhadamente o consumo de energia nas salas de exposição - a cada minuto. O resultado é a produção sob medida de energia solar, que já é muito popular com o objetivo de reduzir a pegada ecológica. O que é particularmente agradável é que, de acordo com as projecções, o investimento compensará os seus custos dentro de seis anos.
Modernização sustentável em Magdeburg
Mas isso não é tudo! Novas instalações sanitárias no Pavilhão 2 também estão previstas para o verão de 2025, enquanto o Pavilhão 1 já foi modernizado. Tais ajustes estruturais não apenas melhoram o acesso, mas também beneficiam os passeios dos visitantes, por exemplo, através de uma entrada alargada para o Hall 3 e uma nova cerca para o “MDCC Park Stage”.
A equipe técnica da feira também traz uma novidade: na área externa são utilizadas poltronas resistentes às intempéries feitas com antigos bloqueios de acesso. A sustentabilidade já permeia a gestão dos edifícios através do acesso ao aquecimento urbano e de medidas de poupança de recursos. O efeito colateral positivo? Aumenta a eficiência económica, o que vale hoje o seu peso em ouro para as feiras comerciais.
O que torna a energia fotovoltaica tão interessante?
A energia fotovoltaica (PV) desempenha um papel central na transição energética. Esta tecnologia utiliza principalmente células solares mono e policristalinas que ativam elétrons usando a luz solar e, assim, geram eletricidade. A corrente contínua gerada é convertida em corrente alternada utilizável através de inversores. Os sistemas solares pagam-se em termos de energia após apenas um a dois anos, enquanto a vida útil de um módulo é normalmente de 25 a 30 anos. Isto não só os torna economicamente atrativos, mas também protege enormemente o ambiente, uma vez que evitam emissões de 746 g de equivalente CO₂ por kWh provenientes de combustíveis fósseis.
A República Federal da Alemanha persegue o objetivo de mais do que duplicar a capacidade fotovoltaica instalada até 2030. Para alcançar este objetivo, estão a ser financiadas várias medidas de investigação, como o projeto “TEAM PV”. Trata-se de aumentar a eficiência, estabilidade e capacidade de fabricação dos módulos solares, o que garante o uso desta tecnologia a longo prazo.
Felizmente, a taxa de reciclagem de módulos fotovoltaicos antigos na Alemanha já é de 92,4%. Isto também torna o ciclo de vida dos módulos solares ecológico. Se quiser se livrar dos módulos antigos, você pode descartá-los facilmente nos centros de reciclagem municipais - um assunto limpo!
Globalmente, o desenvolvimento em Magdeburgo faz parte de uma tendência mais ampla: cada vez mais empresas e instituições dependem de energias renováveis para reduzir a sua pegada ecológica e, ao mesmo tempo, responder às crescentes exigências da sociedade. Hoje, a feira comercial de Magdeburg apresenta-se de forma brilhante e mostra que o futuro já começou há muito tempo.
Para obter mais informações sobre energia fotovoltaica e sua implementação, os links a seguir fornecem informações mais aprofundadas: Comunidade, Agência Federal do Meio Ambiente, BMBF.