Escolas gratuitas na Saxônia-Anhalt: número de alunos bate recordes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Salzlandkreis regista um aumento no número de estudantes em escolas independentes e destaca os desafios no sistema educativo da Saxónia-Anhalt.

Der Salzlandkreis verzeichnet einen Anstieg von Schülern an freien Schulen und beleuchtet Herausforderungen im Bildungssystem Sachsen-Anhalts.
O Salzlandkreis regista um aumento no número de estudantes em escolas independentes e destaca os desafios no sistema educativo da Saxónia-Anhalt.

Escolas gratuitas na Saxônia-Anhalt: número de alunos bate recordes!

As escolas gratuitas estão a tornar-se cada vez mais populares na Saxónia-Anhalt: quase 22.000 estudantes frequentam agora uma escola independente. Isto corresponde a um aumento considerável de 13,7 por cento face ao ano letivo 2019/20, quando 21.996 crianças e jovens frequentaram tais instalações. Este desenvolvimento impressionante mostra que há um grande interesse em oportunidades educacionais gratuitas na região. Há dez anos o número de alunos em escolas independentes rondava os 15.700, o que sublinha a dinâmica dos últimos anos. Alto popa.de Isso representa apenas 10% do número total de estudantes no país.

Uma análise do panorama escolar atual mostra que existem 112 escolas alternativas de ensino geral na Saxónia-Anhalt, a maioria das quais se encontra no distrito de Salzland. Em comparação com há cinco anos, quando existiam 107 escolas deste tipo, esta é uma tendência positiva para os pais que procuram modelos educativos alternativos. O que é particularmente surpreendente é que quase metade destas escolas são escolas primárias.

Custos e desafios

Uma vaga numa escola privada pode custar entre 100 e 200 euros por mês, o que é um investimento significativo para muitas famílias. No entanto, uma análise dos números mostra que o acesso às escolas privadas é certamente atractivo. No entanto, as escolas privadas não estão isentas de desafios para satisfazer a procura: a Associação de Escolas Privadas Alemãs (VDP) relata uma escassez de professores. Isto afecta particularmente as escolas independentes, que muitas vezes têm dificuldade em reter os seus professores porque muitos deles migram para instituições públicas que podem beneficiar de emprego permanente e melhores incentivos financeiros.

Para contrariar a escassez de professores, as escolas independentes dependem cada vez mais de campanhas nas redes sociais e da colaboração com prestadores de serviços externos para recrutar professores no estrangeiro. Dada a concorrência cada vez maior entre as escolas e a procura de pessoal qualificado, têm capacidade para atrair no futuro os melhores especialistas para as suas escolas.

A oferta de formação profissional

Se você olhar para as escolas profissionais independentes, notará que 5.583 alunos estavam matriculados aqui no último ano letivo. Isto representa uma diminuição de 21,4 por cento face a cinco anos atrás, o que mostra que há também desafios crescentes na área da formação profissional. As escolas independentes deste setor oferecem cursos de formação de alta qualidade, como puericultura, cosmética, educação especial, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Em resumo, pode-se dizer que a Saxónia-Anhalt está a dar um passo na direcção certa através do seu grande progresso na área das escolas independentes. Apesar dos desafios que as escolas enfrentam em termos de pessoal, a tendência é clara: o interesse dos pais em estruturas educativas mais flexíveis permanece inalterado. A fase de recuperação das escolas independentes poderá estar apenas a começar.