Refugiados ucranianos na Saxônia-Anhalt: empregos em ascensão!

Refugiados ucranianos na Saxônia-Anhalt: empregos em ascensão!

Sachsen-Anhalt, Deutschland - Cada vez mais refugiados da Ucrânia são capazes de construir uma nova vida na Saxônia-Anhalt. Atualmente, existem 7.300 ucranianos que encontraram um emprego. Comparado ao ano anterior, isso é um aumento de 2.000. O ministro do Trabalho Petra Grimm-Benne (SPD) enfatiza que mulheres com crianças em particular enfrentam desafios especiais quando se trata de trabalhar. A maioria dos funcionários da Ucrânia trabalha no processamento de empresas, comércio e em saúde e assuntos sociais. Muitas de sua nova terra natal também encontraram uma boa mão para a posição no setor de construção e hospitalidade. Mesmo no setor de serviços econômicos, incluindo trabalho temporário e horticultura, numerosos ucranianos estão ativos, como MDR informou.

A integração

no mercado de trabalho está progredindo rapidamente. Em novembro de 2024, 6.600 pessoas da Ucrânia já estavam empregadas, o que significa um aumento de 5.400 funcionários em comparação com o tempo antes da guerra de ataques russos em fevereiro de 2022. 5.700 dessas pessoas trabalham responsáveis ​​pela Seguridade Social, enquanto 900 são ativos em empregos menores. Os homens, em particular, encontram empregos no negócio de processamento, construção, bem como no tráfego e no gerenciamento de armazém. As mulheres, por outro lado, trabalham principalmente no processamento de empresas, na indústria de hospitalidade e em outros serviços econômicos. A integração do mercado de trabalho representa, portanto, uma parte importante da realidade de muitos refugiados, que também confirma o Centro Federal de Educação Política

Desafios e oportunidades

Apesar desse progresso, a situação permanece complexa. Atualmente, existem cerca de 6.000 pessoas desempregadas da Ucrânia, o que mostra que há necessidade de medidas adicionais de integração. Dessas pessoas, 2.600 participam de cursos de integração, 1.100 ainda estão em cursos de idiomas profissionalmente e 270 participam de programas especiais para integração do mercado de trabalho. A taxa de integração foi de 29,7 % em novembro de 2024. Esses números são uma indicação de que o desafio não está apenas no fornecimento de empregos adequados, mas também na transmissão de habilidades culturais e linguísticas importantes para o trabalho.

Uma olhada no passado mostra que o acesso ao mercado de trabalho para refugiados foi reformado nos últimos anos. Muita coisa aconteceu desde que os grandes fluxos de refugiados em 2015. As mudanças institucionais garantiram que a integração dos requerentes de asilo no mercado de trabalho fosse acelerada. As referências legais aos cursos de idioma e integração, em particular, são marcos importantes que muitos refugiados receberam bem. Isso também foi sublinhado pelo Centro Federal de Educação Política

moldar o futuro

Para empresas da Saxônia-Anhalt, o potencial da força de trabalho dos refugiados se torna particularmente interessante. Em vista do desenvolvimento demográfico e uma notável escassez de trabalhadores qualificados, trabalhadores de casa e do exterior, especialmente da Ucrânia, são urgentemente necessários. No entanto, a dinâmica atual no mercado de trabalho mostra fraquezas de como as diferentes estatísticas mostram. No entanto, a perspectiva é que a integração dos refugiados na sociedade e o mercado de trabalho devam continuar sendo buscados para dominar os desafios de hoje.

No geral, o aumento constante de funcionários da Ucrânia incentiva. O desenvolvimento positivo no mercado de trabalho e a vontade dos refugiados de contribuir ativamente para sua nova sociedade representam um futuro esperançoso. Que a integração continue sendo tão bem -sucedida!

Details
OrtSachsen-Anhalt, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)