ELEITORES LIVRES Saxônia-Anhalt apresenta fortes candidatos ao parlamento estadual!
A FREIEN WÄHLER Saxônia-Anhalt elegerá seus candidatos para as eleições estaduais de 2026 em Naumburg em 8 de novembro de 2025.

ELEITORES LIVRES Saxônia-Anhalt apresenta fortes candidatos ao parlamento estadual!
A FREIEN WÄHLER Saxônia-Anhalt deu um passo decisivo rumo às eleições estaduais de 2026 em 8 de novembro de 2025 em Naumburg (Saale). A lista estadual para as próximas eleições foi escolhida. André Weber, eleito o principal candidato em primeiro lugar da lista, é do distrito de Harz, seguido por Rebecca Resch do distrito de Burgenland e Kay Gericke, que concorre em Jerichhower Land.
Mas a lista oferece ainda mais: os outros locais incluem, por exemplo, o Dr. Maik Mattheis de Wittenberg, Falko Kadzimirsz de Halle/Saale e Ronny Schneider de Anhalt-Bitterfeld. Isabell Schulze, Jerome Querfurth, Maximilian Kullack e Danny Becker também garantiram lugar na lista. A diversidade dos candidatos é destacada pela presidente estadual Andrea Menke. Mostra que os candidatos não só vêm de diferentes regiões, mas também representam diferentes faixas etárias e experiências profissionais.
Olhando para o futuro
André Weber vê as próximas eleições estaduais como uma “eleição do destino” para a Saxônia-Anhalt. Na sua opinião, a região ficou muito enfraquecida nos últimos 20 anos pela coligação de longo prazo entre a CDU e o SPD. Foram discutidos temas como dívida, municípios incapacitados e aulas canceladas, bem como as necessidades urgentes de uma economia moderna e a necessidade de digitalização. O objetivo do FREIEN WÄHLER é alcançar um resultado melhor nas eleições do que nas eleições estaduais de 2021, onde recebeu apenas 3,1 por cento dos votos.
O programa eleitoral também será desenvolvido nas próximas semanas e será apresentado em Março de 2026. Além disso, os candidatos directos são eleitos nos círculos eleitorais para garantir uma forte representação nas comunidades.
Eleições na Alemanha
As eleições são uma pedra angular da nossa democracia. Como explica o Centro Estatal de Educação Política da Saxónia-Anhalt, as eleições não são apenas gerais, iguais e livres, mas também secretas. Qualquer pessoa que tenha pelo menos 18 anos no dia das eleições e tenha cidadania alemã pode votar. Os eleitores têm dois votos disponíveis – o primeiro voto para um candidato no distrito eleitoral e o segundo voto para a lista estadual de um partido.
Isto significa que na Alemanha até 299 dos 630 mandatos nas eleições federais serão atribuídos como mandatos diretos, com base no voto emitido no dia das eleições. A cláusula de barreira também é relevante para as partes; Eles devem receber pelo menos cinco por cento dos segundos votos em todo o país ou a maioria dos primeiros votos em pelo menos três círculos eleitorais para poderem entrar no parlamento.
As eleições federais ocorrerão em 23 de fevereiro de 2025. Os eleitores tradicionalmente preenchem seus boletins de voto com papel e caneta, pois não é possível votar pelo smartphone. Quem não tiver recebido a notificação eleitoral deverá contactar atempadamente o município ou a administração municipal.
Com este pano de fundo, a FREIEN VÖHLER deve definir o rumo antecipadamente para poder aparecer com sucesso nas eleições estaduais e federais. Vamos esperar e ver como o cenário político se desenvolverá até lá.