Festival cultural em Wittenberg: coros juvenis do México encantam!
No dia 5 de julho de 2025, acontecerá em Wittenberg um concerto com o coro juvenil Großenhain e o Coro Juvenil Domus Artis mexicano.

Festival cultural em Wittenberg: coros juvenis do México encantam!
Um destaque musical muito especial foi recentemente celebrado em Wittenberg: o coro juvenil de Großenhain acolheu o Coro Juvenil Domus Artis mexicano. Esta turnê apresentou o projeto “Songs For A Better World”, que deu vida à história e cultura do México de uma forma impressionante. Com cerca de 70 convidados no Katharinensaal, o evento foi um sucesso total. Na divulgação do encontro, os corais também se apresentaram na praça do mercado.
Os visitantes puderam esperar uma mistura colorida de música e informação. A noite não foi apenas uma viagem musical, mas também um olhar sobre a diversidade cultural do México, como mostra o espetáculo Freguesia da cidade de Wittenberg. Além de canções sobre um mundo melhor, foram apresentadas histórias sobre os astecas, maias e toltecas, bem como influências europeias. Houve artigos particularmente interessantes sobre feriados mexicanos, como as pessoas lidam com a morte e sua alegria na vida.
Culinária e intercâmbio
Um ponto alto do evento foi, sem dúvida, o intervalo em que foram servidas iguarias mexicanas. Aqui os convidados tiveram a oportunidade de conversar e trocar ideias sobre as diferentes culturas e costumes. A noite foi encerrada com, entre outras coisas, um solo brasileiro de Wittenberg e uma dança conjunta dos cantores alemães e mexicanos.
Este intercâmbio e encontro entre culturas é também o foco da viagem do coro juvenil de Großenhain ao México. Pela sétima vez, os jovens cantores actuaram em conjunto com o Coro Juvenil Domus Artis de Chetumal. A viagem levou os coristas pelos estados mexicanos de Yucatán e Quintana Roo durante 16 dias e foi patrocinada pelo Coro Juvenil Alemão. Depois de uma longa viagem que durou seis horas de ônibus, doze horas de avião e mais quatro horas de ônibus, os participantes foram hospedados em um hotel com piscina no centro histórico colonial de Mérida, conforme relatado no Site da escola secundária Großenhain.
Experiências culturais e concertos emocionantes
As primeiras apresentações não foram apenas muito concorridas, mas também muito emocionantes. Tudo começou com 450 ouvintes e um apresentador que falava espanhol. Como destaque, você ainda poderá observar e maravilhar-se com os flamingos na lagoa. Locais importantes como as ruínas maias de Chichen Itza também foram visitados enquanto os cantores se refrescavam num cenote. Os encontros foram coroados por vários concertos em vários locais, incluindo Izamal, onde o concerto foi transmitido secretamente e o público aumentou dez vezes. Tais encontros não só promovem o intercâmbio cultural, mas os participantes também aprendem o quão importante é a união familiar, porque muitas vezes o canto acontecia no círculo de famílias do coral parceiro.
Um tema importante do intercâmbio é a vida escolar cotidiana no México. A escolaridade obrigatória começa aqui aos 6 anos e o sistema escolar está dividido em três níveis: Primário, Secundário e Preparatório. As disciplinas obrigatórias cobrem uma ampla gama, desde matemática e inglês até psicologia e lógica. A pausa para o almoço também é um assunto muito familiar, já que muitas vezes o almoço é feito em casa com as famílias anfitriãs experimentar relatado.
Todo o programa não foi apenas uma viagem musical envolvente, mas também uma experiência valiosa que envolveu todos. Uma reunião dos coros já está prevista para junho na Alemanha. E isto mostra mais uma vez como a música conecta pessoas em todo o mundo e constrói pontes entre culturas.