Wittenberg comemora 500 anos do casamento de Lutero com um festival na cidade grande!
Wittenberg celebra 500 anos do casamento de Lutero com festividades e insights históricos – um importante aniversário da Reforma.

Wittenberg comemora 500 anos do casamento de Lutero com um festival na cidade grande!
Hoje, 13 de junho de 2025, a cidade de Wittenberg celebra o 500º aniversário do casamento de Martinho Lutero e sua esposa Katharina von Bora com grande júbilo. Com as comemorações a todo vapor, o evento histórico se mostra uma ótima forma de homenagear o legado dessas duas importantes figuras.
A cidade teve muitas ideias para o aniversário. Ao contrário dos anos anteriores, quando as freiras do mosteiro de Nimbschen marcharam até à praça do mercado, este ano as celebrações começaram com uma reunião acolhedora que foi aberta pelo prefeito Torsten Zubehör. Às 16h Luther e Katharina saíram do Katharinenportal da Luther House e foram recebidos por numerosos convidados no pátio. MZ.de relata que os primeiros simpatizantes, incluindo artesãos de Wittenberg e os pais de Lutero, puderam desejar boa sorte aos dois. Convidados das cidades gêmeas de Wittenberg misturaram-se com o público e desfrutaram da atmosfera alegre.
Uma visão histórica
No período que antecedeu as celebrações, houve um emocionante panorama histórico feito por Thomas T. Müller, diretor do Luther Memorials, que se concentrou nos acontecimentos importantes da época. Menciona-se que o casamento entre Martin e Katharina não foi apenas uma declaração pessoal, mas também política. Os oponentes de Lutero expressaram preocupações sobre o casamento na época e seu colega de campanha Philipp Melanchthon nem sequer estava presente, o que deu ao casamento um tom polêmico. Domradio.de destaca que Katharina já havia rejeitado várias ofertas de casamento antes de escolher Lutero, o que sublinha a importância desta decisão.
As celebrações em Wittenberg têm tudo a ver com a ligação inesquecível entre os dois: uma mesa de casamento com 500 metros de comprimento, um mercado medieval e uma exposição da aliança de casamento de Katharina do Museu da Cidade de Leipzig, que pode ser vista até 10 de agosto, fazem parte da programação. A aliança de casamento apresenta motivos interessantes, incluindo os instrumentos de tortura de Cristo, e diz-se que provavelmente foi dada a Martinho Lutero em 1523 pelo rei dinamarquês Cristiano II.
O papel de Catarina
O casamento entre Martin e Katharina caracterizou-se por uma dinâmica interessante. Embora Lutero seja frequentemente visto como o principal protagonista da Reforma, não deixa de mencionar que Catarina também desempenhou um papel importante. Ela não era apenas a guardiã da casa, mas também cuidava das finanças e dos filhos, enquanto Lutero lhe dava muita liberdade. Neste contexto, também é abordada a nítida separação de papéis dentro do casamento, o que certamente contradiz as visões modernistas. Katharina é descrita como uma parceira igualitária cuja influência sobre Lutero não deve ser subestimada. Haveria os famosos discursos do jantar se ela não tivesse cuidado da mesa? NationalGeographic.de resume: “A Reforma não foi um projeto de um homem só”.
Hoje em Wittenberg reflete a complexidade da relação entre Martinho Lutero e Katharina von Bora e não a limita à componente romântica. Em vez disso, revela-se um tributo à forte parceria que começou há 500 anos e ajudou a moldar a história da Reforma.