Placas antigas na Saxônia-Anhalt: O Retorno do Amor de Casa!

In Sachsen-Anhalt erfreuen sich alte Nummernschilder steigender Beliebtheit, Ausdruck regionaler Identität seit 2012.
Na Saxônia-Anhalt, as placas antigas estão desfrutando de popularidade crescente, expressão da identidade regional desde 2012. (Symbolbild/NAG)

Placas antigas na Saxônia-Anhalt: O Retorno do Amor de Casa!

Sachsen-Anhalt, Deutschland - Com o retorno de combinações de letras antigas em placas numéricas, os motoristas da Saxônia experimentam um verdadeiro renascimento. Nos últimos anos, o entusiasmo por placas antigas foi ininterrupto e que, desde que foi lançado em 2012. Segundo a Federal Motor Transport Authority (KBA), mais e mais motoristas estão usando a oportunidade de usar as placas tradicionais. A tendência é particularmente perceptível no Salzlandkreis, onde cerca de 74.000 veículos com placas antigas como BBG, SBK e ASL estão atualmente na estrada, enquanto o distrito oficial da GRATE SLK é cerca de 64.000 veículos, o que mostra uma imagem incrível quando você considera que 75.000 veículos com SLK ainda foram registrados em 2012.

A situação mostra que a popularidade da abreviação histórica na Saxônia-Anhalt está crescendo constantemente. Essa tendência é ainda reforçada pelo uso opcional de várias placas regionais, como em Wolmirstedt, onde os moradores podem escolher entre diferentes abreviações, como WMS, OK e Bö. Essas placas antigas não são consideradas apenas uma placa, mas também são entendidas como uma placa de capital em casa. Eles são uma expressão de uma identidade regional que muitos motoristas orgulhosamente olham para trás em sua cidade natal. No Harz, as antigas abreviações QLB, HBS e WR dominam em particular, enquanto em Anhalt-Bitterfeld muitos veículos são registrados sob Aze (Zerbst) e BTF (Bitterfeld), além das placas oficiais da ABI.

Números crescentes e importância histórica

O interesse em placas antigas não é apenas em um aumento constante em números, mas também em um contexto cultural. As placas antigas foram originalmente abolidas no decorrer da reforma distrital de 2017, mas encontraram sua justificativa devido a debates públicos. A aprovação de uma variedade de abreviações antigas tem não apenas um prático, mas também um componente emocional para os moradores - é sobre casa e identidade. O aumento acentuado de veículos com placas antigas é particularmente digno de nota: por exemplo, o número de veículos registrados com a abreviação Mer (Merseburg) aumentou de 2.800 em 2012 para quase 23.000 em 2025. A situação é semelhante em veículos BBG (Bernburg), onde o número de cerca de 18.400 tem quase 26,5,5 veículos.

Não apenas indicadores antigos estão chegando; O desenvolvimento das novas placas distritais também mostra que elas perdem a popularidade. O número de veículos com a abreviação SLK de 74.700 a 63.700, o que deixa claro que muitos motoristas preferem retornar aos números testados e testados. Em muitas regiões, por exemplo, no Saalekreis, também existem inúmeras placas nacionais, além dessas regionais. Existem até 1.344 Leipziger, 136 Berliners e 47 Munichers entre os veículos.

A variedade colorida de placas que estão na estrada não apenas reflete o interesse crescido pela identidade regional, mas também deixa claro que muitos motoristas têm uma boa mão quando se trata de selecionar a placa certa para o veículo.

Details
OrtSachsen-Anhalt, Deutschland
Quellen