A colheita de morangos em Bautzen está diminuindo para o nível mais baixo em 20 anos!
Temporada de morango em Bautzen 2025: resultados de colheita mistos, a geada danificou as plantas. Bons sabores, mas menor rendimento.

A colheita de morangos em Bautzen está diminuindo para o nível mais baixo em 20 anos!
A temporada dos morangos no distrito de Bautzen está chegando ao fim e o clima entre os agricultores dificilmente poderia ser mais confuso. Martin Wahode, de Rothnaußlitz, dá um veredicto devastador: ele fala da “pior colheita em 20 anos”. A descida é particularmente notória em relação ao ano anterior, quando a colheita foi ainda mais satisfatória. Apenas cerca de metade dos morangos disponíveis em 2023 foram colhidos este ano. As noites geladas e frias afetaram severamente o crescimento dos frutos, enquanto o calor e muitos dias de sol foram menos problemáticos. No entanto, Wahode tem sorte porque o sabor dos seus morangos é muito bom e doce, apesar das condições adversas.
A temporada se estendeu do início ao final de junho. Embora Wahode já esteja se preparando para o futuro irrigando e fertilizando seu campo, ele tem o método de irrigação em mente. Esta técnica protege os morangos da geada, liberando o calor da água congelada. Isto dá um suspiro de alívio a muitos agricultores que ainda enfrentam os grandes desafios climáticos. Matthias Domanja, de Oberkaina, relatou queimaduras solares e frutos menores. Ele também aplica cobertura morta e fertiliza seu campo de morangos para criar mais estabilidade para a próxima temporada.
Geada e seca são companheiras constantes
Atualmente, os morangos ainda podem ser colhidos na propriedade Kaschwitz em Putzkau. O chefe Christian Bock não teve uma vida fácil nesta temporada. Ele enfrentou os desafios das geadas e da seca no início da época de colheita - e ainda assim obteve resultados globalmente satisfatórios. Embora algumas frutas não tivessem o formato perfeito, esses obstáculos não parecem tê-lo desanimado. Bock planeja cultivar variedades com folhagem forte no futuro, a fim de armar melhor seus protegidos contra os elementos. Em comparação, Edmund Kubitz de Hoyerswerda relata uma boa colheita que sofreu menos danos causados pela geada do que no ano anterior.
Um foco adicional dos morangos é a questão da proteção contra geadas. Especialmente na primavera, os morangos são particularmente suscetíveis aos danos causados pela geada, que pode ser causada por geadas repentinas na primavera durante o período de floração. Temperaturas abaixo de -2 °C são fatais para as flores, por isso medidas de proteção são importantes. Como relatam vários especialistas, densos aglomerados de flores de morango podem suportar temperaturas tão baixas quanto -6°C, enquanto a própria fruta sobrevive melhor ao calor e à seca quando bem regada. Antes da última data sem geadas, estratégias de proteção são essenciais para salvar as plantas sensíveis, por exemplo através de cobertura morta com palha ou técnicas especiais de irrigação.
O uso da água na agricultura
Na Alemanha, os agricultores estão cada vez mais preocupados com a questão da água. Salsichas e vegetais não crescem do nada e apenas 3,1% das terras agrícolas são irrigadas. Apesar de a Alemanha ser considerada um país rico em água, o potencial abastecimento de água a longo prazo diminuiu. Os riscos decorrentes da seca e de outros fenómenos meteorológicos extremos representam um desafio constante, sendo que a utilização da água na agricultura representa apenas uma proporção mínima do consumo total. A utilização de água na agricultura representa apenas 0,25 por cento do abastecimento a longo prazo.
É evidente que a época do morango no distrito de Bautzen foi marcada por diversas adversidades este ano. Mas os agricultores estão a mostrar resiliência e a definir o rumo para uma colheita, esperançosamente, melhor no próximo ano!