A colheita de morango em Bautzen está encolhendo a baixa há 20 anos!

A colheita de morango em Bautzen está encolhendo a baixa há 20 anos!

Bautzen, Deutschland - A estação de morango no distrito de Bautzen está chegando ao fim, e o humor entre os agricultores dificilmente poderia ser mais misto. Martin Wahode, de Rothnaußlitz, é um julgamento devastador: ele fala da "pior colheita em 20 anos". O declínio é particularmente impressionante em comparação com o ano anterior, quando a colheita foi ainda mais satisfatória. Este ano, apenas cerca de metade dos morangos foram colhidos que existiam em 2023. As noites frias e frias afetaram severamente o crescimento dos frutos, enquanto o calor e os muitos dias ensolarados eram menos problemáticos. No entanto, Wahode tem sorte de que o sabor de seus morangos seja muito bom e doce, apesar das circunstâncias adversas.

A temporada se estendeu desde o início de junho. Enquanto Wahode já está se preparando para o futuro irrigando e fertilizando seu campo, ele tem o método de irrigação. Esta técnica protege os morangos da geada, liberando calor. Isso deixa um suspiro de alívio, que, no entanto, enfrenta os grandes desafios do clima. Matthias Domanja, da Oberkaina, relatou queimaduras solares e frutas menores. Ele também muda e fertiliza seu campo de morango para criar mais estabilidade para a próxima temporada.

gelo e seca como um companheiro constante

Na propriedade Kaschwitz em Putzkau, os morangos ainda podem ser escolhidos. O chefe Christian Bock não teve fácil na temporada. Ele lutou com os desafios da geada e da seca no início do tempo de colheita - e ainda assim conseguiu obter resultados gerais satisfatórios. Algumas frutas não tinham a forma perfeita, mas esses obstáculos parecem não ter desanimado -o. Bock planeja cultivar variedades com forte formação de folhas no futuro, a fim de melhorar seus protegidos contra os elementos. Em comparação, Edmund Kubitz, da Hoyerswerda, relata sobre uma boa colheita que sofreu menos danos causados pelo gelo do que no ano anterior.

Uma atenção adicional dos morangos está no assunto da proteção contra geadas. Especialmente na primavera, os morangos são particularmente suscetíveis a danos causados por geadas que podem surgir da geada repentina da primavera durante o período de floração. As temperaturas abaixo de -2 ° C são fatais para as flores, portanto, as medidas de proteção são importantes. Como os diferentes especialistas relatam, um pacote denso de flores de morango pode suportar até -6 ° C, enquanto os próprios frutos sobrevivem ao calor e à seca se forem bem irrigados. Antes da última data livre de geadas, as estratégias de proteção são indispensáveis para salvar as plantas sensíveis, por exemplo, coberta de palha ou técnicas especiais de irrigação.

O uso da água na agricultura

Na Alemanha, os agricultores estão cada vez mais preocupados com a questão da água. A salsicha e os vegetais não crescem do nada, e apenas 3,1 % das áreas agrícolas são irrigadas. Apesar do fato de a Alemanha ser considerada um rekdom de água, a potencial inteligência potencial de longo prazo diminuiu. Os riscos devido à seca e outros eventos climáticos extremos são um desafio permanente, com o consumo de água na agricultura apenas defendendo uma parte mínima do consumo total. Por exemplo, o uso da água na agricultura faz apenas 0,25 % da apresentação a longo prazo.

Está claro que a estação de morango no distrito de Bautzen foi moldada por várias adversidades este ano. Mas os agricultores mostram resilientes e definem o curso para uma colheita, esperançosamente melhor no próximo ano!

Details
OrtBautzen, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)