Fraudadores em Chemnitz: Mais de 70.000 euros em danos a idosos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um homem de 36 anos foi preso em Chemnitz por fraudar idosos em mais de 70 mil euros. A polícia está investigando.

In Chemnitz wurde ein 36-Jähriger verhaftet, der über 70.000 Euro durch Betrug an Senioren ergaunerte. Die Polizei ermittelt.
Um homem de 36 anos foi preso em Chemnitz por fraudar idosos em mais de 70 mil euros. A polícia está investigando.

Fraudadores em Chemnitz: Mais de 70.000 euros em danos a idosos!

Uma fraude assustadora chegou recentemente ao fim nas regiões de Chemnitz, Erzgebirge e Zwickau. De acordo com os últimos relatórios do Imprensa livre Foi preso um suspeito de 36 anos, suspeito de ter cometido uma série de crimes de fraude. Os danos totais ascendem a mais de 70.000 euros. O homem, um turco-alemão, se passou por bancário em março de 2023 e tocou a campainha dos idosos da região.

O clímax destas ações inescrupulosas ocorreu em 17 de março, quando o perpetrador contactou um homem de 98 anos de Chemnitz-Grüna. A pessoa que ligou alegou que havia graves irregularidades na conta bancária do idoso e extraiu informações confidenciais, incluindo seu número de identificação pessoal (PIN). Para completar a fraude, terá enviado um “policial” que pegou num cartão de débito e vários milhares de euros em dinheiro. Houve um total de 20 crimes de fraude registrados na região entre 17 e 23 de março, com entrega de dinheiro em nove casos. Felizmente, muitas vítimas potenciais reconheceram o golpe a tempo.

O desenvolvimento do caso

A polícia criminal de Chemnitz reagiu rapidamente e protegeu dados importantes dos caixas eletrônicos onde os cartões EC roubados foram usados. Essas investigações levaram à identificação do suspeito. Quando foi detido na Renânia do Norte-Vestefália, a polícia também encontrou cartões bancários roubados e foi instaurado um processo de prisão preventiva contra ele. O caso está agora a ser investigado pelo Ministério Público de Chemnitz e depois pelo Ministério Público de Karlsruhe.

A fraude em que os perpetradores se passam por policiais não é um método novo. Isto também é relatado pelo Conselho policial. Esta abordagem envolve fraudadores alegando por telefone que os ladrões estão atrás das economias das vítimas. Eles também usam meios técnicos para exibir números de emergência oficiais e cartões de identificação falsos. Muitas vezes, as vítimas têm a impressão de que estão falando com autoridades reais.

Dicas de prevenção de fraude

A polícia elaborou algumas recomendações simples, mas eficazes, para evitar fraudes. Isso inclui:

  • Unbekannte Personen nicht in die Wohnung lassen.
  • Immer den Dienstausweis von angeblichen Amtspersonen verlangen.
  • Bei Zweifeln stets die Behörde selbst anrufen.
  • Am Telefon keine sensiblen finanziellen Informationen preisgeben.
  • Im Zweifel auflegen.
  • Kein Geld an unbekannte Personen übergeben.

Além disso, também são generalizados os chamados “truques dos netos”, nos quais os fraudadores se passam por parentes e os pressionam a transferir dinheiro. Isto torna ainda mais importante fornecer informações e criar confiança, especialmente entre os idosos. Alto Polícia de Hesse O medo de ameaças criminais aumentou entre os idosos, embora estatisticamente sejam menos propensos a se tornarem vítimas de crimes. Essa percepção subjetiva influencia a sensação de segurança e pode reduzir a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Proteção e segurança são questões importantes. Para mais informações, estão disponíveis recursos e guias sobre medidas preventivas especificamente adaptadas aos idosos. Eles podem não apenas tornar a vida mais segura, mas também mais relaxada.