Alarme de poeira fina em Dresden: Qualidade do ar atual preocupante!

Alarme de poeira fina em Dresden: Qualidade do ar atual preocupante!

Dresden, Deutschland - E a qualidade do ar em Dresden? Em 23 de julho de 2025, a estação de medição em Winckelmannstrasse descobriu que os valores de poeira finos até PM10 serão registrados no ar. É sempre importante ficar de olho nos valores de limite: o valor máximo aprovado para poeira fina é de 50 microgramas por metro cúbico de ar, que pode ser excedido 35 vezes por ano. Mas como é? De acordo com as pesquisas, a qualidade do ar é medida usando três poluentes: poeira fina, dióxido de nitrogênio e ozônio, cada um com valores limite claramente definidos.

Se você observar as categorias, os valores serão divididos da seguinte forma: "muito ruim" quando os valores para dióxido de nitrogênio acima de 200 μg/m³ estão acima de 100 μg/m³ ou para ozônio acima de 240 μg/m³. Na categoria "ruim", os valores estão entre 101 e 200 μg/m³ para dióxido de nitrogênio, 51 e 100 μg/m³ para poeira fina e 181 a 240 μg/m³ para ozônio. Com "moderado", os valores são mais baixos, mas também as pessoas sensíveis são sensibilizadas.

Riscos de saúde de poluentes do ar

O ar é mais invisível. Como o

Para entender melhor as dimensões: de acordo com as diretrizes da OMS, o risco de morte aumenta em 10 µg/m³ em 8 % se a concentração de poeira fina aumentar. Tais números são alarmantes e mostram como é importante observar constantemente a qualidade do ar e informar os cidadãos.

Recomendações para a população

Na má qualidade do ar, certas precauções são anunciadas. Com valores muito ruins, as pessoas sensíveis devem evitar qualquer esforço físico ao ar livre. Quando a qualidade do ar é classificada como "ruim", os especialistas aconselham para evitar atividades extenuantes. Os riscos à saúde são menos propensos a valores moderados, mas as pessoas sensíveis também devem agir com cuidado aqui.

Não se deve esquecer: os fogos de artifício de ano novo contribuem para a poluição de poeira fina. Todos os anos, por volta de 2050 toneladas de poeira fina, entra no ar, 75 % deles somente na véspera de Ano Novo. Mesmo que isso não seja considerado significativo em comparação com a carga do ano, as condições climáticas e as condições climáticas de inversão podem apertar a situação.

Em vista dos muitos desafios na área de qualidade do ar, é aconselhável verificar regularmente os valores atuais e descobrir sobre os efeitos da saúde dos poluentes do ar. Afinal, é todo o nosso interesse manter o ar para respirar o mais puramente possível.

Fique saudável!

Details
OrtDresden, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)