Neustadt planeja reviver a República Colorida” – É assim que funciona!
Dresden planeia revitalizar a “Bunten Republik Neustadt” através de festivais culturais e criativos inovadores para fortalecer a comunidade.

Neustadt planeja reviver a República Colorida” – É assim que funciona!
Como será o futuro do Bunte Republik Neustadt (BRN)? Esta questão tem surgido desde que a mensagem pichada “BRN está morto” apareceu em vários edifícios em Neustadt. O último BRN aconteceu em 2019 e deixou sentimentos contraditórios após décadas de tradição. Embora já se discutisse há muito tempo sobre a comercialização do festival, o entusiasmo pelas festas folclóricas permaneceu ininterrupto. A fim de dar vida ao espírito original destas celebrações, Christian Demuth e Julia Hartl do SPD colocaram agora em prática planos para reviver o BRN. De acordo com um relatório de Sächsische.de Um festival cultural e criativo descentralizado em Neustadt poderia oferecer um novo palco, inspirado em eventos como o “Bunter Sommer” e o “Farewell Youth Fest”.
O entusiasmo pelos festivais em Neustadt é ininterrupto. A proposta prevê uma mistura de Hechtfest e Fête de la musique, e clubes de Neustadt como Groove, Ostpol, Scheune ou Katys Garage poderiam participar das comemorações. Um possível local para eventos no Alum Park também teria a vantagem de que os requisitos de segurança seriam mais fáceis de gerir aqui. No debate sobre medidas de segurança, também foi feita referência a incidentes envolvendo funcionários de segurança extremistas de direita no Louisenfest. Aqui Demuth apela a uma política de tolerância zero, que também deverá responsabilizar a cidade pelo apoio aos organizadores.
Colaboração e suporte
No que diz respeito à logística, surge a questão de como estes planos podem ser implementados sem problemas. A administração municipal deve, portanto, ajudar os organizadores do evento com sinalização e envolver ativamente os residentes no planeamento. Uma pessoa de contacto clara dentro da administração poderia ajudar a tornar os requisitos mais simples e mais económicos. Tudo isto visa fortalecer a coesão em Neustadt e promover a cooperação entre bares, discotecas e festivais distritais.
O BRN tem uma longa história que remonta a 1990, quando foi fundado como uma micronação. O festival aconteceu no distrito de Outer Neustadt e foi reconhecido por vários estados, incluindo a República de Uzupis e a República Livre de Schwarzenberg. Mas, apesar do reconhecimento histórico, foi difícil obter a audiência dos estados maiores. A ideia original da micronação perdeu agora o sentido, mas o aniversário anual do BRN é lembrado com saudade. Desde a pandemia, o festival foi proibido pela administração municipal de Dresden, e as últimas celebrações ocorreram em 2019. Mais informações e resenhas de celebrações anteriores podem ser encontradas no site da Relógio de Neustadt e em postagens arquivadas.
Impulsos criativos na cidade
Também há esforços na cidade para revitalizar a vida criativa. O festival de arte urbana “LackStreicheKleber” acontecerá de 1 a 9 de junho de 2024, no Zentralwerk na Riesaer Straße e na Alexander-Puschkin-Platz. Este festival trata da história do graffiti e da arte de rua em Dresden e dá aos artistas a oportunidade de se apresentarem. Também relembra 40 anos de arte urbana na cidade e oferece uma plataforma para discussões sobre o desenvolvimento da cena, como Corrente de Pieschen relatado.
Tendo em conta estes desenvolvimentos, trata-se agora de ver a colorida República de Neustadt não apenas como uma data fixa no calendário de eventos, mas como uma parte animada da vida da cidade que também atrai e inspira as gerações futuras.