Bienal Oriental em Dresden: público recorde apesar dos obstáculos financeiros!
A Bienal Ostrale de Dresden registrou um recorde de 32.000 visitantes em 2023 e mostra arte contemporânea de 32 países.

Bienal Oriental em Dresden: público recorde apesar dos obstáculos financeiros!
O Ostral em Dresden encerrou de forma impressionante sua 15ª Bienal e estabeleceu um recorde de audiência. Com mais de 32 mil visitantes, a exposição de arte contemporânea foi muito bem recebida. Esta apresentação terminou em 5 de outubro de 2023 e pode ser vista como uma grande história de sucesso para Dresden como local de arte. No entanto, o evento teve desafios, pois houve problemas de financiamento que resultaram na restrição do horário de funcionamento.
A exposição aconteceu na antiga cantina do robotron de alta tecnologia da RDA, um exemplo arquitetônico do modernismo oriental. O edifício foi pensado para a exposição com muita cor e criatividade, fazendo com que os revestimentos acústicos das paredes, os radiadores antigos e os painéis de madeira brilhem sob uma nova luz. Isto criou uma atmosfera especial que convidou os amantes da arte e os recém-chegados a uma visita emocionante.
Arte e política em troca
Mais de 100 artistas de 32 países exibiram as suas obras, muitas vezes influenciadas por temas políticos - mas a seleção foi, no entanto, baseada em critérios artísticos. Drorit Gur Arie, historiador de arte e curador israelense, enfatizou a importância de trazer diversas vozes do Oriente Médio para a bienal. Essa voz e diversidade não são importantes apenas para o Ostrale, mas também refletem os acontecimentos atuais no cenário artístico.
A OSTRALE, que opera internacionalmente desde 2007, mudou e se desenvolveu. Originalmente lançado como um evento anual, é celebrado como uma bienal desde 2017 – um sinal da sua crescente reputação na arte contemporânea. Na verdade, o objetivo da Bienal é atingir um público interessado em arte que pode não ter conhecimento prévio de arte clássica. Esta abertura significa que não só os amantes da arte obstinados, mas também aqueles que estão recentemente interessados, são convidados a descobrir o mundo da arte contemporânea. A primeira Bienal em 2007 atraiu a atenção com mais de 20.000 m² de espaço expositivo e tem expandido continuamente a sua influência desde então.
A singularidade da Bienal
O número de visitantes comprova o aumento constante: dos 18 mil em 2013 para os atuais 32 mil em 2023, o aumento é impressionante. Nos últimos anos, a Bienal tem integrado cada vez mais outros formatos, como performances, workshops ou grupos de discussão, a fim de atrair um público mais amplo. De qualquer forma, a ideia subjacente à Bienal continua a ser a de refletir criticamente sobre a sociedade.
Alguma conexão com o próximo dia 13. Bienal de Berlim também é imperdível, que acontecerá de 14 de junho a 14 de setembro de 2025. É claro que tais eventos funcionam não apenas como plataforma para artistas, mas também como espaço de troca e discussão sobre questões sociais.
Em resumo, a Ostrale e outras bienais como a de Berlim brilham não apenas pelas obras de arte expostas, mas também pelo espaço que criam para conversas criativas e políticas. Esta diversidade demonstra, não menos importante, um bom sentido das necessidades dos amantes da arte de hoje e da sociedade como um todo.