Obras de construção no tráfego ferroviário: os trens entre Hoyerswerda e Görlitz foram cancelados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As obras estão afetando o tráfego ferroviário entre Hoyerswerda e Görlitz. Substituição de ônibus e alterações de horários a partir de abril de 2024.

Bauarbeiten beeinträchtigen den Zugverkehr zwischen Hoyerswerda und Görlitz. Ersatzbusse und Fahrplanänderungen ab April 2024.
As obras estão afetando o tráfego ferroviário entre Hoyerswerda e Görlitz. Substituição de ônibus e alterações de horários a partir de abril de 2024.

Obras de construção no tráfego ferroviário: os trens entre Hoyerswerda e Görlitz foram cancelados!

A linha ferroviária RB64 entre Hoyerswerda e Görlitz está atualmente sendo significativamente afetada por obras, que levarão à cessação do tráfego ferroviário até 23 e 24 de agosto de 2025. Para apoiar os viajantes afetados, foi criado um serviço de ônibus substituto, que sai a cada hora de Hoyerswerda (pátio da estação ferroviária) aos 48 minutos. Os ônibus atendem várias paradas, incluindo Hoyerswerda-Neustadt, Lohsa, Uhyst, Klitten, Mücka e Petershain.

Como relata o LR Online, os viajantes também devem esperar um tempo de viagem mais longo. Embora a viagem normal de Hoyerswerda para Görlitz normalmente leve 53 minutos, essa duração é estendida para cerca de 1,5 horas. Além disso, os passageiros devem esperar mudanças correspondentes em Niesky, onde podem mudar para os trens.

Modernização e acessibilidade

Há muita coisa acontecendo na estação ferroviária de Hoyerswerda atualmente. Até 2027, as instalações serão modernizadas e livres de barreiras, num total de 21 milhões de euros. Esta renovação inclui a instalação de novos elevadores nas plataformas, bem como a renovação das plataformas pela DB InfraGo AG. As obras começaram em abril de 2024 e durarão pelo menos até agosto de 2025. Durante este período, uma plataforma estará sempre fechada e os trens de Görlitz devem chegar a Hoyerswerda cerca de 10 minutos antes e podem sair da estação cerca de 10 minutos depois.

Outro aspecto importante é a acessibilidade, que desempenha um papel central não só para a estação ferroviária, mas para todos os transportes públicos. A Estratégia de Transporte Público 2030 estipula que as ofertas de mobilidade estão disponíveis para todos, sendo a acessibilidade uma tarefa contínua ao longo de toda a cadeia de viagens. Isto inclui também o acesso sem barreiras às paragens e aos equipamentos dos veículos, que deverão oferecer lugares de estacionamento para cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e outros meios de mobilidade.

Ajustes de horário e conexões de alunos

Não só os passageiros da RB64 são afetados pelas obras, mas também diversos trens regionais da linha ODEG. Alguns trens partirão de Niesky em vez de Görlitz. As conexões com os ônibus da linha 64 Niesky – Görlitz serão mantidas para manter a mobilidade de todos os viajantes. As associações estudantis também deverão ser oferecidas sem grandes alterações. No entanto, pequenos ajustes de horário são necessários e serão publicados prontamente nos sites www.zvon.de e www.odeg.de.

As medidas de modernização na estação ferroviária de Hoyerswerda fazem parte de um plano mais amplo para promover a acessibilidade nos transportes públicos locais através da Lei de Financiamento dos Transportes Municipais do Estado (LGVFG), que cobre 75% dos custos de investimento elegíveis. O objetivo é criar um sistema de transporte inclusivo e acessível a todos. As informações de viagem também são disponibilizadas para atender às necessidades de todos os passageiros.