Os estudantes franceses exploram a história dos soldados de Rothenburg!

Os estudantes franceses exploram a história dos soldados de Rothenburg!
Rothenburg, Deutschland - Um pequeno pedaço da história ganha vida quando você ouve as experiências do nativo de Rothenburg Eveline Neumann. Em 1º de julho de 2025, ela fala de sua mãe de 94 anos, que viveu uma vida gratificante e foi capaz de esperar seus netos e bisnetos. Eveline relembra sua infância, que passou com Willi Hirsch, um soldado Wehrmacht que caiu aos 18 anos na Segunda Guerra Mundial enquanto sobrevive por muitos anos. Esta não é apenas a história de uma perda, mas também uma revisão das memórias que combinam a geração de hoje com os horrores da guerra. ) Relata que o professor de história Matthieu Delatte, de Nancy, com seus alunos processa a história de Willi Hirsch e rastreou os efeitos da guerra.
Por acaso, um vizinho de Delatte se reuniu com documentos antigos de soldados de Wehrmacht que deixaram suas vidas em Lorraine na Segunda Guerra Mundial. Este foi o ponto de partida para os estudantes que não apenas lidam com o passado, mas também entram em contato com o enlutado dos caídos. Os alunos se voltaram para o volksbund deutsche wargräberfürsorge e pesquisou mais sobre Willi Hirsch e sua história.
A pesquisa em movimento
Os estudantes descobriram que Willi Hirsch nasceu em Rothenburg em 21 de maio de 1926 e foi em novembro de 1944. Isso os levou a seus parentes, incluindo sua sobrinha Doris Mätzke de Spramerg. Ela entregou fotos de família aos alunos que completam ainda mais essa história comovente. Karin Gerdesius, outro descendente, também tomou conhecimento da pesquisa de um colega de classe e agora também está ativo.
Os alunos de Nancy planejaram uma viagem à Saxônia para documentar ainda mais a história de Willi Hirsch no local e conhecer seus descendentes. Na prefeitura de Rothenburg, eles entregaram documentos pessoais aos parentes, incluindo cartas da irmã de Willi, Elli, que foram escritas em Sütterlin e continham desejos pessoais. Isso trouxe um momento emocional para todos os envolvidos quando a humanidade dos soldados veio à tona e mostrou o quanto é importante manter essas memórias vivas.
Uma olhada no passado
O compromisso dos alunos faz parte de um contexto maior da cultura da memória. Em maio de 2020, a Ancestry publicou um banco de dados que compreende a perda e os graves relatórios de soldados alemães de 1939 a 1948. Os dados vêm dos arquivos federais alemães e são acessíveis por meio de uma máscara de pesquisa. Esse banco de dados é uma coleção valiosa para todos aqueles que desejam aprender mais sobre seus ancestrais na guerra, mesmo que todos os soldados caídos sejam registrados. De acordo com ahnenschichte.de , a coleta de dados continuará a ser adicionada para iluminar o destino dos soldados desaparecidos.
O trabalho de memória é uma preocupação importante do Volksbund, que campanha pela paz, reconciliação e uma Europa Unida. Toda pessoa que perdeu a vida na guerra tem o direito de ser lembrada, mesmo que as circunstâncias de suas ações sejam trágicas. Cada perda é um lembrete e requer um tratamento sincero da história para evitar conflitos futuros e criar um mundo melhor.
As coisas pessoais de Willi Hirsch, que foram confiadas aos estudantes, são entregues ao Museu da Cidade de Rothenburg para garantir que eles não estejam perdidos e que as gerações futuras possam servir como um testemunho do passado. Numa época em que a guerra e a tirania ainda estão disponíveis, esse compromisso de lembrar não é apenas importante, mas necessário.
Details | |
---|---|
Ort | Rothenburg, Deutschland |
Quellen |