Onda de calor em Weißwasser: Bombeiros salvam árvores com 4.800 litros de água!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Onda de calor em Weißwasser em 30 de junho de 2025: Os bombeiros regam árvores para evitar incêndios florestais. Dicas de cautela em calor extremo.

Hitzewelle in Weißwasser am 30.06.2025: Feuerwehr bewässert Bäume, um Waldbrände zu vermeiden. Tipps zur Vorsicht bei extremer Hitze.
Onda de calor em Weißwasser em 30 de junho de 2025: Os bombeiros regam árvores para evitar incêndios florestais. Dicas de cautela em calor extremo.

Onda de calor em Weißwasser: Bombeiros salvam árvores com 4.800 litros de água!

A onda de calor em Weißwasser atingiu o seu pico na quarta-feira. Já fazia um calor escaldante na cidade antes do meio-dia de segunda-feira e o solo estava parcialmente seco. Para apoiar as árvores da zona, os bombeiros uniram forças e estão a apoiar o estaleiro municipal com todo o tipo de campanhas de rega. O bombeiro Dennis Hemmo e seu colega estão de plantão no pátio da estação desde as 9h e trazem consigo vários milhares de litros de água. Poucas horas depois, o segundo tanque teve que ser esvaziado depois que mais de uma dúzia de árvores receberam até 100 litros de água cada.

Mas não são apenas as árvores que são o foco dos bombeiros. Fronteiras e outras plantações também são irrigadas para manter a vegetação na cidade. “Planejamos mais algumas missões nos próximos dias, principalmente com as plantações jovens”, relata Hemmo. O calor extremo está a cobrar o seu preço, mas até agora não houve incêndios florestais nesta estação quente – um alívio para os bombeiros.

Pedir cautela durante ondas de calor

As medidas de prevenção também incluem que os churrascos na natureza só devem ocorrer em áreas designadas, e as pontas de cigarro definitivamente não devem ser descartadas na floresta, mesmo que não estejam mais queimando. “Todos devemos assumir a responsabilidade pelo nosso meio ambiente e garantir que não surjam situações perigosas”, disse Hachemer.

Segurança ao ar livre

Ao planejar atividades ao ar livre, é particularmente importante ficar atento à aproximação de tempestades. Aplicativos de alerta podem ser úteis aqui. No caso de uma tempestade, um edifício robusto é o lugar mais seguro. Quem estiver ao ar livre e for surpreendido por uma trovoada deve agachar-se numa depressão e evitar objetos altos, como árvores ou estruturas metálicas. Ao dirigir na estrada, é aconselhável aguardar em um estacionamento sem árvores durante tempestades e granizo.

E não se esqueça: emergências como acidentes ou incêndios devem ser comunicadas imediatamente para o número de emergência 112. Após trovoada, os danos que não representem perigo agudo só devem ser comunicados posteriormente.

Em tempos como estes torna-se mais uma vez claro o quão importante é lidar de forma responsável com a natureza e os desafios que ela nos oferece. As ondas de calor e possíveis tempestades não só trazem perigos, mas também exigem que todos estejamos vigilantes e demonstremos solidariedade.